Forum Permanente

Forum PermanenteGEIZA ROCHA é jornalista e secretária-geral do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro Jornalista Roberto Marinho. www.querodiscutiromeuestado.rj.gov.br

O legado da Copa e Olimpíadas

O legado da Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016 ainda não está definido. Como conceito, está em construção e muda a cada momento. Na medida em que vamos debatendo o que se espera de transformações concretas na cidade e no estado, este conceito vai se aperfeiçoando. Por isso, conhecer o que as outras cidades e países fizeram e definir como vamos viver esta experiência se reveste de importância e urgência.

Os desafios da Educação

A Bienal do Livro, que vai até o dia 11 de setembro no Riocentro, além de trazer grandes autores e aproximar escritores de seus leitores é também um espaço de experimentação e de formação de uma nova geração de amantes da literatura. É animador ver o interesse que o evento desperta neste público, que lota os corredores e estandes. Os jornais retratam isso, e um dos espaços mais disputados pelas crianças e jovens nesta edição é o de degustação, em que e-books e tablets ficam à disposição deles para que utilizem e se apaixonem.

Economia e Desenvolvimento local

A retomada pelo Estado de territórios antes ocupados pelo tráfico não gera mudanças apenas na sensação de segurança. Ela muda a economia local. Recentemente, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Solidário do Rio de Janeiro implantou, junto com os moradores da Cidade de Deus, o CDD, moeda social que tem o mesmo valor que o Real e tem como objetivo reter o dinheiro na comunidade e ajudar a impulsionar novos investimentos. Contendo a imagem de notáveis da localidade, a moeda agrega valores e identidade local como instrumentos para gerar uma nova economia, baseada na cooperação e na troca de produtos e competências de cada um dos que ali habitam.

 

O quinto poder

Se o Governo é formado pelos três poderes e a imprensa é o quarto, as redes sociais estão se tornando o quinto poder. Os números mundiais provam isso: só o Facebbok possui 695 milhões de membros (quase 10% da população mundial) e, junto com o Twitter e o Linkedin recebem 2,5 bilhões de visitas por mês. As empresas já reconheceram isso e estão buscando a partir de perfis se relacionar com seus consumidores. E a classe política também.

Legado social

            Os megaeventos esportivos que sediaremos daqui até 2016 já transformaram a cidade do Rio de Janeiro em um verdadeiro canteiro de obras. Mas para além das mudanças na infraestrutura, que impactarão os municípios do entorno, precisamos nos preocupar com o legado social. Isto significa a formação de uma geração de atletas e de jovens que encontram no esporte uma saída para ascender socialmente. E, como garantir que estes eventos possam alavancar esta transformação? Investindo.

Foco no mar

A burocracia e a informalidade andam juntas. É preciso desatar estes nós, e para isso a informação é a maior aliada. Matéria publicada em um jornal de grande circulação no último fim de semana mostrou que o turismo náutico, que possui um enorme potencial na Costa Verde, não deslancha porque os donos de barco sequer sabem como se legalizar. Outro entrave é a infraestrutura. Em todo o estado faltam marinas e cais para a oferta de serviços náuticos. Ao mapear o setor, o Sebrae-RJ está contribuindo para sua solução e mais: para o desenvolvimento de uma cadeia produtiva que leve em conta os potenciais que o Rio de Janeiro possui.