coluna saude roberto daiub

Síndrome de Bornault

Síndrome de Burnout é um problema mundial que aumenta a cada ano e causa muitos danos à saúde do trabalhador e à economia.  Caracteriza-se por esgotamento profissional devido a sobrecarga de trabalho e stress físico e emocional principalmente devido a exposição continua a atividade insalubre. Foi incluída na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-11) ficou pronta no ano passado, após aprovação na 72ª Assembleia Mundial da OMS. Porém, só agora os estados membros a aprovaram, para que entre em vigor no dia 1º de janeiro de 2022. O “Burnout”, que foi incluído no capítulo de “problemas associados” ao emprego ou ao desemprego, recebeu o código QD85. O problema foi descrito como “uma síndrome resultante de um estresse crônico no trabalho que não foi administrado com êxito” e que se caracteriza por três elementos: “sensação de esgotamento, cinismo ou sentimentos negativos relacionados a seu trabalho e eficácia profissional reduzida”.

  • Categoria: Saúde

Síndrome Respiratória Aguda Grave

A Organização Mundial da Saúde monitora doenças com capacidade de se alastrar rapidamente de um país para outro, incluindo infecções que possam resultar em síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

  • Categoria: Saúde

O profissional de saúde e as consequências da pandemia

Indispensáveis, os profissionais de saúde atuando no combate ao covid-19 estão entre os grupos mais vulneráveis às consequências físicas e emocionais da pandemia. Eles encaram rotinas exaustivas, onde o foco é dar tudo de si para cuidar dos pacientes infectados. Neste momento, a situação de crise se soma à sobrecarga de trabalho, à falta de recursos e às equipes reduzidas devido ao afastamento obrigatório dos profissionais mais idosos.

  • Categoria: Saúde

PAD - Programa De Atendimento Domiciliar

Realizado por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e nutricionistas de forma programada em domicílio.

Esse serviço geralmente é muito indicado a pacientes com um perfil de doenças crônicas e também aqueles sequelados. Ou seja, doenças que não têm possibilidade de recuperação de seu potencial de independência física e ou psicossocial.

  • Categoria: Saúde

DPOC

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica ou DPOC, é a obstrução da passagem do ar pelos pulmões provocada geralmente pelo tabagismo ou outros compostos químicos nocivos. A doença se instala depois que há um quadro persistente de bronquite ou enfisema pulmonar. O primeiro causa um estado permanente de inflamação nos pulmões, enquanto o segundo destrói os alvéolos, estruturas que promovem trocas gasosas no órgão.

  • Categoria: Saúde

Neurolépticos

Os fármacos neurolépticos (também chamados fármacos antiesquizofrênicos, fármacos antipsicóticos ou tranquilizantes maiores) são usados primariamente no tratamento da esquizofrenia, mas são também eficazes, em outros estados psicóticos, como os de mania e delírio além de transtornos de comportamento principalmente em pacientes idosos com comprometimento cognitivo grave (demência).

  • Categoria: Saúde

Diabetes Mellitus Tipo 2

Diferentemente do diabetes tipo 1, um defeito imunológico ( diabetes que já nasce com o indivíduo) , o diabetes tipo 2 acontece principalmente adultos acima de 40 anos em razão da resistência aos efeitos da insulina, e a forma com que o organismo metaboliza a glicose, principal fonte de energia do corpo. . O diabetes tipo 2 também pode estar relacionado a quantidade insuficiente de insulina produzida pelo organismo.

  • Categoria: Saúde

Sou Hipertenso??

É muito comum receber pacientes no consultório falando que a pressão vem subindo, às vezes alta, às vezes normal, com sintomas ou não. É hipertensão?

Exames que ajudam a confirmarmos o diagnóstico de HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA PRIMÁRIA OU SECUNDÁRIA PROVENIENTE DE OUTRA PATOLOGIA OU CONDIÇÃO CLÍNICA:

  • Categoria: Saúde

Coronavírus

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada COVID-19.

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil no microscópio parecendo uma coroa.

O período de incubação (tempo para os primeiros sintomas aparecerem) após a contaminação por coronavírus, pode ser de 2 a 14 dias. 

  • Categoria: Saúde
Dia do Servidor