coluna saude roberto daiub

COLUNA: Doença de Fabry

Doença hereditária, multissistêmica e progressiva que pode causar danos irreversíveis aos rins, coração e sistema nervoso. A doença de Fabry é uma enfermidade de depósito lisossômico ligada ao cromossomo X que afeta homens, mulheres e crianças de todas as etnias. 

  • Categoria: Saúde

COLUNA: Sobre a doença renal crônica e o diabetes tipo 2

A doença renal crônica (DRC) é uma condição potencialmente fatal, geralmente subdiagnosticada. Ela é uma das complicações mais frequentes do diabetes e fator de risco independente de doenças cardiovasculares. Até 40% dos pacientes com diabetes tipo 2 desenvolve DRC. Apesar de existirem terapias recomendadas por diretrizes, pacientes com DRC e Diabetes tipo 2  apresentam alto risco de progressão da doença renal  e de eventos cardiovasculares.

  • Categoria: Saúde

COLUNA: O que é fibrilação atrial?

 A fibrilação atrial (FA), uma das alterações mais comuns do ritmo do coração, é caracterizada por contrações rápidas e desorganizadas dos átrios (cavidades na parte superior do coração), que podem se manifestar de forma aguda (início súbito) ou crônica (o paciente convive com a arritmia de forma controlada).

  • Categoria: Saúde

COLUNA: Biópsia Percutânea

A biópsia percutânea é um procedimento que consiste na retirada de material de uma  lesão ou órgão que será analisado por um médico patologista, para melhor definição de alguns diagnósticos.

  • Categoria: Saúde

COLUNA: Câncer de pulmão

O câncer de pulmão geralmente se desenvolve nas células que revestem os brônquios e partes do pulmão, como os bronquíolos e/ou alvéolos.

O câncer de qualquer tipo surge quando um conjunto de alterações específicas, chamadas mutações, se desenvolve em uma célula, anteriormente normal.

  • Categoria: Saúde

Para que serve o teste ergométrico?

O teste ergométrico é um método diagnóstico de doenças cardiovasculares que associado a outros exames, é capaz de auxiliar na detecção precoce de distúrbios cardiovasculares em fase assintomática (check-up).  É útil também na avaliação da resposta ao tratamento e acompanhamento da tolerância ao esforço e de sintomas desencadeados pelo exercício. O teste ergométrico é um procedimento que submete o indivíduo a um esforço progressivo, em bicicleta ou esteira ergométrica, monitorado por eletrocardiograma e pressão arterial, em sequências de intensidade adaptadas ao nível de condicionamento físico, capacidade de esforço e idade do paciente.

O teste dura cerca de 20 minutos, sendo em média 10 minutos de exercício e 6 minutos de recuperação. O protocolo de exercício deverá ser concluído, preferencialmente por exaustão ou fadiga muscular, porém poderá ser interrompido a qualquer momento a critério do médico responsável pelo exame.

  • Categoria: Saúde

COLUNA: Como reconhecer um AVC

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte e de sequelas no mundo e no Brasil. A doença cerebrovascular atinge 16 milhões de pessoas ao redor do mundo a cada ano, com seis milhões de mortes segundo a OMS. O AVC decorre da insuficiência no fluxo sanguíneo em uma determinada área do cérebro e tem diferentes causas: tabagismo, diabetes, malformação arterial cerebral (aneurisma), hipertensão arterial, e arritmias cardíacas principalmente a fibrilação atrial.

  • Categoria: Saúde

TAVI: conheça o tratamento para estenose aórtica sem cirurgia

A doença acontece quando a válvula aórtica do coração, responsável por controlar a liberação de sangue para todo o corpo, não consegue abrir e fechar de forma correta. Essa condição reduz o fluxo do sangue oxigenado e provoca um aumento de pressão no órgão que, sem tratamento, pode levar à morte súbita.

O principal tratamento é o implante de uma nova válvula aórtica ou substituição da válvula doente. Por muitos anos, o procedimento era feito por meio de cirurgia que precisava de abertura do peito, porém a incisão invasiva trazia altos riscos para pessoas fisicamente mais frágeis, como pacientes com outras doenças graves e idosos.

  • Categoria: Saúde

COLUNA: Pressão Alta

Você pode não vê, mas seu coração sente!

O aumento da pressão sanguínea é conhecido como hipertensão arterial. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 30 milhões de pessoas sofrem com a doença no Brasil. O problema representa um risco à saúde, requer acompanhamento médico e uma mudança de hábitos na perspectiva de uma vida mais saudável.

  • Categoria: Saúde

Esteatose Hepática (Gordura no Fígado)

A causa mais comum são os distúrbios do metabolismo, onde há excesso de circulação de gorduras no sangue com consequente excesso de oferta de gordura para o fígado. Estes distúrbios do metabolismo incluem o sobrepeso, a obesidade, o diabetes e o pré-diabetes, condições de alta prevalência na população.

Para eliminar a gordura no fígado, temos algumas medidas não farmacológicas que incluem:

Perder peso;

Reduzir a ingestão de álcool;

Fazer uma dieta rica em nutrientes e com baixo teor de calorias e gordura saturada; e

Fazer pelo menos 30 minutos de atividade física de 3 a 4 vezes por semana. 

  • Categoria: Saúde

Hipertensão arterial e sono

A má qualidade do sono pode aumentar o risco de hipertensão

Durante o sono, a pressão arterial e a frequência cardíaca diminuem. No entanto, dormir mal pode fazer com que o corpo produza menos hormônios que controlam a circulação. Isso pode levar a problemas cardiovasculares, como hipertensão e doenças cardíacas. 

Alguns distúrbios do sono, como a insônia e a apneia, podem piorar a hipertensão. A apneia do sono pode influenciar diretamente no desequilíbrio da pressão arterial. 

  • Categoria: Saúde
MEDCOR Exames Cardiológicos
MEDCOR Exames Cardiológicos