Palácio Tiradentes celebra 98 anos com espetáculo gratuito

Apresentação, realizada no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, promoveu o elo entre música e história

Para comemorar os 98 anos do Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), a Casa ofereceu à população uma emocionante apresentação gratuita do Coral Madrigal Cruz Lopes na noite desta segunda-feira (06/05).

O espetáculo, realizado no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, integrou o projeto Música no Museu, a maior série de composições clássicas do Brasil.

O repertório diversificado encantou o público presente, abrangendo música sacra, sucessos internacionais, nacionais e trilhas sonoras de filmes. Com 22 anos de história, o Madrigal Cruz Lopes reúne diversos estilos musicais, desde o clássico até a música popular contemporânea.

O maestro José Machado Neto expressou seu privilégio em participar do evento no Palácio, destacando a importância do prédio histórico para a democracia brasileira. "Esta é a nossa primeira apresentação neste lugar tão prestigiado, e estamos felizes e empolgados por participar desta celebração”, comentou.

O Palácio teve suas portas reabertas há cerca de um ano com atividades legislativas, eventos culturais e sua visita guiada, que já recebeu mais de 13 mil pessoas desde a reabertura.

Leia também: Lula exalta trabalho de voluntários no RS e condena fake news

Fernanda Figueiredo, diretora de Cultura da Alerj, ressaltou o compromisso do departamento em manter a instituição próxima à população, tornando-a acessível e relevante para todos.

"Receber o projeto Música no Museu neste dia tão simbólico não só enriquece nossa celebração, mas também reforça o papel do Palácio como um espaço de cultura e encontro. Em apenas um ano, desde a reabertura da visita guiada, já recebemos mais de 13 mil visitantes, mostrando que estamos mais próximos do que nunca da população", comentou.

Idealizador e diretor do projeto, Sérgio da Costa e Silva afirmou que a presença do Música no Museu nos 98 anos do Palácio Tiradentes é uma festa dupla: “É um elo entre a música e a história, entre a celebração e a representatividade. É uma honra para nós estar aqui, somando nossa melodia à essa festa democrática e cheia de significado”, comentou.

O Diretor Geral da Alerj, Marcos Britto, anunciou já estar pensando nos preparativos para os 100 anos do Palácio, e recordou o desejo de revitalização do prédio histórico compartilhado com o presidente da Casa Rodrigo Bacellar (União). “Lembro-me das primeiras reuniões com o presidente Bacellar, onde a visão de restaurar a vitalidade e a relevância social do Palácio era o ponto central das nossas discussões. Essa celebração é a prova da transformação do Palácio Tiradentes em um espaço vibrante e inclusivo”, observou.