Educação e futuro

Estamos no auge de uma era de crescimento em que a Educação e o Conhecimento poderão nos catapultar ou nos frear. Dizem que governar é fazer escolhas. No sistema representativo, geralmente delegamos as escolhas a outras pessoas. Porém, com a evolução da participação, podemos rever estas escolhas e orientá-las utilizando nossa voz e voto.

Quando uma cartilha - patrocinada pelo Ministério da Educação e distribuída a todas as escolas da rede pública do País - diz que a fala usual esquecida das concordâncias não é errada, eu me pergunto: que estratégia é essa? Onde se pretende chegar?

Dizer num livro didático que se pode cometer erros de português na fala e na escrita não melhora o nosso futuro. Tenho certeza que se perguntarmos aos especialistas em Linguística qual o registro culto e a distinção entre o culto e o popular, todos responderão com desenvoltura. Porém, se pedirmos aos estudantes que receberão este livro que formulem uma frase utilizando a norma culta talvez só encontremos o silêncio.

Uma política de estado deve ter como pressuposto o impulso de dar às pessoas a chance de melhorar de vida e não mantê-las no patamar em que se encontram. Falamos tanto em ascensão social, mas na prática estamos apenas aumentando temporariamente a renda das pessoas. Ao lhes negar Educação de qualidade desde os primeiros anos de vida e ao oferecer-lhes uma Saúde precária, que chances elas tem de ascender pelos seus próprios méritos, escolher seus próprios caminhos?

Num processo democrático e cidadão que se preze, deveríamos estar indo às escolas de nosso bairro ver o que nossos estudantes recebem como lição, interagir com eles, criticar os livros que lêem, exigir bibliotecas. Já que não fazemos isso, que pelo menos nos manifestemos quando se opta por nivelar por baixo o ensino.

Pergunte a um recrutador qual seria a sua escolha diante de um candidato que utiliza o registro popular e um que fala corretamente. É para o trabalho e para a vida que formamos as pessoas. A escola é um local transitório. Se não somos capazes de elevar a qualidade do que oferecemos durante o tempo em que nossas crianças estão em sala de aula, não será mudando as regras que vamos melhorar a vida delas.

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