coluna saude roberto daiub

Miocardite após vacina de mRNA contra a Covid-19

O que precisamos saber?

Como parte do processo de farmacovigilância, os eventos adversos relacionados às vacinas de Covid-19 vão se tornando conhecidos. Embora os eventos mais comuns sejam reações locais ou sintomas sistêmicos leves, à medida que a vacinação avança mundialmente, efeitos atípicos e menos frequentes tornam-se aparentes, incluindo relacionados à vacina de mRNA.

A síndrome de trombose com trombocitopenia associada à vacina Aztrazeneca/Oxford foi o primeiro evento adverso atípico relatado em relação às vacinas contra Covid-19, com descrição de diversos casos de trombose venosa cursando com trombocitopenia.

Mais recentemente, descrições repetidas de casos parecem sugerir um novo evento adverso associado à vacinação. Trata-se de casos de miocardite e pericardite em jovens após terem recebido vacina contra Covid-19.

  • Categoria: Saúde

Fibrose Pulmonar

A fibrose pulmonar se caracteriza pela formação de cicatrizes no pulmão. Com o tempo, ele perde sua elasticidade e fica rígido a ponto de restringir o processo de trocas gasosas. Consequentemente, a respiração fica comprometida, assim como o transporte de oxigênio para células e demais órgãos do corpo.

Os principais sintomas são: tosse, geralmente seca; falta de ar; fadiga ao realizar pequenos esforços; falta de apetite; perda de peso; refluxo gastroesofágico; e pequena deformação na ponta dos dedos, conhecida como baqueteamento digital.

  • Categoria: Saúde

Rejeição ao transplante renal

A Doença Renal Crônica (DRC) é uma patologia progressiva e reduz a capacidade do rim de remover os resíduos e o excesso de água do organismo. Pelo fato de não apresentar sintomas de forma precoce, o diagnóstico da DRC, na maior parte das vezes, ocorre já em um momento tardio e leva o paciente para a hemodiálise ou, em casos mais graves, para a necessidade do transplante.

A estimativa é que 10% a 15% dos pacientes desenvolvam algum grau de rejeição do órgão transplantado em até 15 dias após a cirurgia.

  • Categoria: Saúde

Ferritina

O ferro no interior da ferritina é facilmente utilizável quando necessário

A ferritina é uma proteína existente em praticamente todas as células do corpo, mas em maior quantidade no fígado, na medula óssea e no baço. Notadamente os órgãos que fazem parte do metabolismo ligado ao ferro.

O ferro elementar, livre, seria tóxico para nossas células então a maravilhosa engenharia da natureza colocou a ferritina, uma proteína, para que o ferro seja estocado e circule sem causar danos. O ferro no interior da ferritina é facilmente utilizável quando necessário.

  • Categoria: Saúde

Doença de Behçet

Ela recebe esse nome por ter sido descrita em 1937 pelo dermatologista turco Hulusi Behçet

Trata- se de uma doença autoimune (o próprio sistema imunológico ataca as células do organismo).

O início dos sintomas geralmente ocorre entre os 20 e 40 anos de idade. Homens e mulheres são acometidos de forma semelhante, mas homens jovens de origem asiática apresentam manifestações mais graves. Diferentes genes aumentam o risco de desenvolver a Doença de Behçet e acredita-se que fatores ambientais como infecções podem ajudar a desencadear a doença.

  • Categoria: Saúde

Síndrome de Bornault

Síndrome de Burnout é um problema mundial que aumenta a cada ano e causa muitos danos à saúde do trabalhador e à economia.  Caracteriza-se por esgotamento profissional devido a sobrecarga de trabalho e stress físico e emocional principalmente devido a exposição continua a atividade insalubre. Foi incluída na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-11) ficou pronta no ano passado, após aprovação na 72ª Assembleia Mundial da OMS. Porém, só agora os estados membros a aprovaram, para que entre em vigor no dia 1º de janeiro de 2022. O “Burnout”, que foi incluído no capítulo de “problemas associados” ao emprego ou ao desemprego, recebeu o código QD85. O problema foi descrito como “uma síndrome resultante de um estresse crônico no trabalho que não foi administrado com êxito” e que se caracteriza por três elementos: “sensação de esgotamento, cinismo ou sentimentos negativos relacionados a seu trabalho e eficácia profissional reduzida”.

  • Categoria: Saúde

Imunização Covid-19 em crianças e adolescentes

A vacinação contra a Covid-19 no Brasil se iniciou no mês de janeiro, começando a imunização de grupos prioritários que incluíram idosos, além de profissionais de saúde que atuam diretamente na assistência à pessoas infectadas com coronavírus. Apesar do início da vacinação no país, ainda não se sabe quando crianças e adolescentes irão receber a vacina.

Estudos com crianças e adolescentes são necessários para que seja identificado a dosagem segura e eficaz para administração da vacina. Mesmo nas crianças que possuem condições crônicas de saúde e façam parte do grupo de risco, a vacinação ainda não é recomendada até que sejam feitos novos estudos incluindo essa população.

  • Categoria: Saúde

O profissional de saúde e as consequências da pandemia

Indispensáveis, os profissionais de saúde atuando no combate ao covid-19 estão entre os grupos mais vulneráveis às consequências físicas e emocionais da pandemia. Eles encaram rotinas exaustivas, onde o foco é dar tudo de si para cuidar dos pacientes infectados. Neste momento, a situação de crise se soma à sobrecarga de trabalho, à falta de recursos e às equipes reduzidas devido ao afastamento obrigatório dos profissionais mais idosos.

  • Categoria: Saúde

Síndrome Vasovagal

Perda transitória da consciência associado a desmaio, provocado pela diminuição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos por ação do nervo vago, localizado na região da nuca.

Os principais sintomas podem ser: Dor de cabeça, tonteira, suor frio e náuseas além da sensação de fraqueza e perda súbita da consciência.

Não existe um tratamento específico para a síndrome vasovagal. Se o seu diagnóstico for confirmado, medicamentos podem ser receitados em alguns casos, para controle dos sintomas e indicado também algumas terapias coadjuvantes.

  • Categoria: Saúde
MEDCOR Exames Cardiológicos