Engenharia para o Desenvolvimento

O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, anunciou que a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio (Faperj) vai destinar R$ 4 milhões ao Edital de Apoio às Engenharias. Este montante vai financiar 31 projetos em 13 instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa do estado. A boa notícia vem ao encontro da necessidade de formação de engenheiros para suprir a demanda de investimentos no Estado para a Copa, as Olimpíadas e o Pré-Sal, e também no País. Dados da Confederação Nacional de Indústria (CNI) apontam que é necessário formar 60 mil engenheiros por ano no Brasil para dar conta do atual nível de crescimento que estamos atravessando. Em 2010 foram formados apenas 38 mil.

Ao investir na formação de engenheiros, o Rio de Janeiro dá um passo importante para modificar o atual quadro, e o poder público assume o seu papel na articulação junto às instituições de formação na definição das prioridades. Focar nas Engenharias é fundamental. Não apenas para atender às necessidades da Construção Civil, por exemplo, mas também para inovar e agregar valor aos produtos que exportamos. Precisamos formar profissionais para criar produtos inovadores, aperfeiçoar processos e construir as bases de um País competitivo, de um Brasil do século XXI.

Vários estudos já realizados mostram que não faltam universidades. Mas a preferência por cursos da área de humanas (Direito, Administração, dentre outros), somada à alta evasão de estudantes que ingressam no curso de Engenharia faz com que não consigamos formar os profissionais de que necessitamos. Na opinião do secretário é preciso começar antes mesmo da universidade, no ensino médio, já que a evasão nos cursos se dá pela má qualidade do ensino de matemática antes da faculdade, que acaba gerando um alto índice (70%) de reprovação nas disciplinas de Cálculo I e II. E as universidades podem contribuir neste processo, fomentando nos estudantes o interesse pela Engenharia como destino.

Talvez, olhando para as Engenharias, consigamos finalmente dissecar o caminho do aprendizado e começar a formar melhor nossos jovens não só para o futuro profissional, mas para a vida.  

MEDCOR Exames Cardiológicos
MEDCOR Exames Cardiológicos