O futuro é hoje

A cidade do Rio de Janeiro entrou no mapa das cidades que vão fazer diferença na vida das pessoas no futuro próximo. O levantamento, realizado pela rede mundial de agências McCann Worldgroup, levou em conta 900 citações de cidades dos quatro cantos do mundo. São Paulo também foi escolhida, mas por motivos diferentes. O Rio ganhou pelas perspectivas que apresenta a partir da sua eleição para sediar as Olimpíadas.

Esta indicação representa um desafio não apenas para a cidade, mas para o estado. Quantas oportunidades de negócio não se abrem ou de extensão de roteiros turísticos, por exemplo, para as cidades vizinhas e até para as mais distantes? É a chance que temos de promover a verdadeira integração, melhorando as condições de vida das pessoas a partir da dinâmica econômica.

Neste círculo virtuoso, ao mesmo tempo que qualificamos o serviço da cidade do Rio, profissionalizando a gestão, o atendimento, melhorando o ambiente de negócios, vamos ampliando a rede de serviços demandados pela cidade. Oportunidade perfeita para a Região Metropolitana, que pode se transformar na fornecedora destes produtos e serviços, e também para as cidades mais distantes.

As obras do Porto Maravilha, por exemplo, contrataram fornecedores de Santo Antônio de Pádua, pólo de pedras ornamentais, para a compra de toda a pedra necessária ao projeto. E assim como este pólo, há outros que tem potencial de fornecer insumos e produtos espalhados por todo o estado.

É hora de prepararmos e adubarmos este terreno. Temos muitos desafios, mas hoje o grande diferencial é que há recursos disponíveis e projetos a serem executados e entregues à população num curtíssimo prazo. Não podemos perder a oportunidade de fazer deste futuro inspirador um presente de muito trabalho!