Dica conquista fim da dupla vistoria para veículos com GNV

O deputado já teve mais de 50 leis aprovadas na Alerj

           

Foto: Jornal Capital Caxias_Quem tem carro movido a gás natural já pode comemorar. O deputado Dica, que exerce o quinto na Assembleia Legislativa e concorre pela primeira a uma vaga na Câmara Federal, aprovou a lei que estabelece o fim da dupla vistoria. Os profissionais ficam livres da sobrecarga com o excesso de burocracia.

A vistoria realizada pelo INMETRO é completa, inclui todos os equipamentos do veículo: pneus, parte elétrica, requisitos de segurança, inclusive, a documentação. Uma vez que o proprietário já passa por este processo, basta que o órgão público comunique ao DETRAN a vistoria para que este emita o documento.

A Lei 8091 já foi sancionada pelo Governador, mas, em seguida, a Comissão de Tributação, Controle de Arrecadação Estadual e Fiscalização dos Tributos precisou acionar o Ministério Público, para que os mais de um milhão de donos de carros a GNV usufruam do benefício, uma vez que o governador baixou decreto para que as vistorias continuem também no Detran.

Foto: Jornal Capital Caxias_Outra boa notícia para proprietários de automóveis também veio da iniciativa do Deputado Dica para beneficiar quem acumulou dívidas com o veículo. Este é o caso de milhares de famílias que, com a crise econômica, perderam as condições financeiras de arcar, por exemplo, com o IPVA. “Essas pessoas não poderiam ser duplamente prejudicadas: pela falta e atraso do pagamento de seus salários e pela apreensão do veículo por atraso do IPVA. Por isso, lutei na Alerj pela possibilidade de parcelamento”, explica Dica. A proposta do parlamentar transformou-se no artigo 19 da Lei Complementar 56/2018. A nova lei estabelece que os débitos fiscais que ainda não estiverem inscritos na Dívida Ativa e que tiverem sido gerados até junho de 2018, poderão ser parcelados em até dez vezes, com dispensa do pagamento de juros e multas.

BARCAS

Se o deputado ouviu quem tem carro, quem ainda sonha com o transporte particular não ficou de fora. Para determinados profissionais, o veículo é essencial, inclusive por questão de segurança. Por isso, Dica pretende fazer valer de novo a isenção do recolhimento de impostos na compra de carro para determinadas categorias. “Minha Lei já possibilitou que centenas de policiais comprassem o carro mais barato. Vamos estender o benefício aos professores e oficiais de justiça, além de lutar para que o direito dos policiais seja reestabelecido”, afirma.

Dica obteve uma conquista histórica para quem quer fugir do transporte rodoviário, sujeito a engarrafamentos e acidentes. Derrubou o veto do governador e conseguiu a aprovação da lei que levará as barcas até a Baixada Fluminense. “Muita gente duvidou que essa seria uma conquista possível. Diziam que haviam muitos interesses envolvidos, das empresas de ônibus, inclusive, que o projeto não iria adiante. Mas sou teimoso em lutar por aquilo em que acredito. Ter as barcas fazendo o transporte coletivo para Duque de Caxias, Magé e, futuramente, para outros municípios, é um ganho enorme de agilidade e qualidade de transporte urbano. A Lei está aí. Aprovada. Neste momento, está em processo de licitação, para, então, começarem as obras”, garante Dica.

- O tempo para ir e vir compromete a qualidade de vida, a saúde e até o futuro dos passageiros. A lógica da locomoção urbana também interfere no desenvolvimento das cidades e deve ser uma preocupação dos poderes legislativo e executivo - acrescentou o deputado.

MEDCOR Exames Cardiológicos