Professores de Duque de Caxias decidem continuar em greve

Foto: Jornal Capital CaxiasProfessores e demais profissionais da rede municipal de educação de Duque de Caxias, em greve desde o último dia 2, decidiram continuar a paralisação. A assembléia foi realizada no início da tarde desta segunda-feira (6), no Clube dos Quinhentos, no bairro 25 de Agosto, convocada para discutir os rumos do movimento. As lideranças da categoria informaram que, até o início da assembléia, a prefeitura não havia apresentado nenhuma proposta à pauta de reivindicações apresentadas pela categoria há mais de um mês.

As lideranças lembraram que o prefeito Alexandre Cardoso não vem cumprindo compromissos assumidos por escrito com a categoria em setembro do ano passado. Eles demonstraram indignação com declaração do prefeito Alexandre Cardoso, dada à imprensa, afirmando que os professores da rede municipal de Duque de Caxias “ganham muito e não precisavam fazer greve". As declarações do prefeito foram repudiadas pelo Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), as quais a categoria considerou como “irresponsáveis e desrespeitosas para com os profissionais da educação”. A entidade voltou a acusar a prefeitura pela decretação da greve em função da ausência de diálogo e negociação às reivindicações, lembrando que a data base da categoria, amparada por lei, é neste mês de maio.

Os funcionários da educação deflagraram a greve em assembléia realizada dia 29 na Praça Benzo de Cavour, em Jardim Primavera, em frente à sede da Prefeitura. A categoria reivindica reajuste salarial, incorporação do Fundeb, concurso público já, obras de recuperação nas escolas, material didático e água em todas as unidades da rede pública municipal.