Prefeitura do Rio lança concursos para criação de aplicativos

A Prefeitura do Rio lançou na última quinta-feira (2) a segunda edição dos concursos “Rio Ideias” e “Rio Apps”, que desafiam os cariocas a sugerirem aplicativos que facilitem a vida dos moradores, turistas e empresas da cidade. A cerimônia aconteceu no Palácio da Cidade, em Botafogo, e reuniu o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Franklin Dias Coelho, o diretor da Cisco Brasil, Amus Maidantchik, e o diretor de competitividade da Microsoft, Djalma Almeida, além de representantes da Intel Corporation. A solenidade foi transmitida ao vivo, por videoconferência, para as Naves do Conhecimento.

            O “Rio Ideias” vai premiar com R$ 1mil a melhor ideia de cada categoria, e com R$ 500 o segundo colocado; já no “Rio Apps”, os inscritos vão transformar as ideias vencedoras em aplicativos para internet, smartphones, tablets e outras plataformas digitais. Os valores das premiações da segunda etapa serão definidos em breve. Os projetos estão divididos em 15 categorias: Saúde, Educação, Transporte, Habitação e Urbanização, Ordem Pública e Conservação, Gestão e Finanças Públicas, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Turismo, Cultura, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Segurança, Esporte, Jogos (Games) e Nave/Praça do Conhecimento (Projeto “Rio Digital 15 Minutos”).

            O secretário municipal de Ciência e Tecnologia classificou os concursos como um importante passo para que o Rio se consolide como uma Cidade Inteligente: “É um grande programa de apoio ao talento e à criatividade dos desenvolvedores do Rio de Janeiro. Posso dizer que o caminho do talento começa com a ideia. Por isso, é fundamental que criemos uma estrutura de apoio a essas pessoas, para que suas ideias sejam vistas e incentivadas”.

            O secretário recebeu, representando o prefeito Eduardo Paes, um dos cem computadores que o município conquistou ao vencer o prêmio nacional "Prefeito Inovador 2012", no final do ano passado, em São Paulo. A cidade destacou-se por suas inovações no sistema de gestão urbana, com o Centro de Operações Rio (COR), as Clínicas da Família, a Escola do Amanhã, as Naves e Praças do Conhecimento, a Central de Atendimento ao Cidadão 1746 e os concursos “Rio Ideias” e “Rio Apps”. 54 prefeituras foram selecionadas e, após uma seleção de 18 finalistas, a Prefeitura do Rio foi declarada a vencedora.

            Para participar do primeiro concurso, basta que o candidato se cadastre no site http://ideias.rioapps.com.br e, em seguida, envie sua ideia até 6 de junho. Uma votação popular elegerá as cinco melhores ideias nas 15 categorias existentes. A avaliação das 75 ideias finalistas será feita por um corpo de jurados no período de 7 a 21 de junho deste ano. O anúncio dos vencedores será dia 26 de junho. O cadastro também pode ser feito, a partir de hoje (2/05), através das redes da Praça e Naves do Conhecimento (www.pracadoconhecimento.org.br) ou pelo Facebook ou Twitter do “Rio Ideias”.