Magistério Estadual: Ceperj divulga alterações no edital

Quem já se inscreveu e aqueles que se inscreverão até 1º de fevereiro para disputar as 1.697 vagas no concurso do magistério promovido pela Secretaria de Educação (Seeduc) devem ficar atentos ao site www.ceperj.rj.gov.br, da Fundação Ceperj: nesta semana serão divulgadas alterações no edital de abertura. As mudanças dizem respeito aos critérios para pontuação de títulos, inclusão de disciplinas em municípios com criação de cadastro de reserva, laudos médicos para candidatos com deficiência e conteúdo programático, entre outras.

Antes de detalhar as alterações, a diretora de Concursos e Processos Seletivos da Ceperj, Verônica Braz, lembra que no momento da inscrição, o candidato poderá escolher o município onde pretende fazer a prova objetiva (primeira etapa do concurso), que será aplicada no Rio e em mais 17 cidades do interior, em 8 de março. Também deverá especificar o componente curricular para o qual deseja concorrer, o município para futuro exercício (são 18 no total), tipo de vaga (ampla concorrência, reservadas às pessoas com deficiência, negros e índios) e outro componente curricular para o qual possua habilitação dentro da mesma área de conhecimento.

            A avaliação de títulos, segunda etapa do concurso, de caráter estritamente classificatório, sofreu alterações. Foram incluídas disciplinas tanto para professor de 16 horas quanto para professor com carga de 30 horas semanais e criado cadastro de reserva para as vagas de ampla concorrência, pessoas com deficiência, negros e índios. As matérias de Sociologia (professor de 16 horas), Geografia (30 horas), Língua Portuguesa (30 horas) e Espanhol (16 horas) são novas opções para os municípios do Rio de Janeiro e Duque de Caxias.

            Os telefones para mais informações são (21) 2334-7100, 2334-7132 e 2334-7117, que funcionam de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, das 9h às 18h.