coluna saude roberto daiub

TAVI: conheça o tratamento para estenose aórtica sem cirurgia

  • Published in Saúde

A doença acontece quando a válvula aórtica do coração, responsável por controlar a liberação de sangue para todo o corpo, não consegue abrir e fechar de forma correta. Essa condição reduz o fluxo do sangue oxigenado e provoca um aumento de pressão no órgão que, sem tratamento, pode levar à morte súbita.

O principal tratamento é o implante de uma nova válvula aórtica ou substituição da válvula doente. Por muitos anos, o procedimento era feito por meio de cirurgia que precisava de abertura do peito, porém a incisão invasiva trazia altos riscos para pessoas fisicamente mais frágeis, como pacientes com outras doenças graves e idosos.

O avanço da idade é o principal fator para a estenose aórtica e pode influenciar no nível de gravidade. A maioria dos casos ocorre com idosos acima de 70 anos.

Leia também: Esteatose Hepática (Gordura no Fígado)

O diferencial do TAVI é utilização de um cateter. O tubo fino é inserido na artéria por uma pequena incisão na virilha ou no peito, dependendo da necessidade do paciente e escolha médica. O dispositivo é guiado até o coração, onde é ajustado na posição da válvula aórtica, e passa a funcionar instantaneamente após o procedimento.

O procedimento de TAVI (implante de válvula aórtica percutâneo) foi incorporado aos procedimentos autorizados pelo SUS em maio de 2021 e somente para pacientes com estenose aórtica grave, com idade acima de 70 anos e sem condições de realização de cirurgia convencional (aberta).