coluna saude roberto daiub

Para que serve o teste ergométrico?

  • Published in Saúde

O teste ergométrico é um método diagnóstico de doenças cardiovasculares que associado a outros exames, é capaz de auxiliar na detecção precoce de distúrbios cardiovasculares em fase assintomática (check-up).  É útil também na avaliação da resposta ao tratamento e acompanhamento da tolerância ao esforço e de sintomas desencadeados pelo exercício. O teste ergométrico é um procedimento que submete o indivíduo a um esforço progressivo, em bicicleta ou esteira ergométrica, monitorado por eletrocardiograma e pressão arterial, em sequências de intensidade adaptadas ao nível de condicionamento físico, capacidade de esforço e idade do paciente.

O teste dura cerca de 20 minutos, sendo em média 10 minutos de exercício e 6 minutos de recuperação. O protocolo de exercício deverá ser concluído, preferencialmente por exaustão ou fadiga muscular, porém poderá ser interrompido a qualquer momento a critério do médico responsável pelo exame.

Leia também: TAVI: conheça o tratamento para estenose aórtica sem cirurgia

A principal indicação é a detecção precoce de isquemia do músculo cardíaco por obstrução parcial no sistema de artérias do coração (coronárias).  O método possibilita também identificar alterações da pressão arterial e avaliar arritmias desencadeadas pelo esforço.  Além disso, revela a capacidade funcional, auxiliando na avaliação pré-participação esportiva e avaliação de risco cirúrgico.

Dr. Roberto Daiub
Clinica Encor (21) 26337123 - (21) 984835834 Whatsapp