Duque de Caxias perde uma de suas primeiras professoras

Foto: Jornal Capital Caxias_Banco de ImagensFoi sepultado no início da tarde do último dia 24 no cemitério N. Sra. das Graças (Tanque do Anil), o corpo da professora Martha Ignez de Freitas Rossi, depois de velado no Plenário da Câmara de Duque de Caxias por familiares e amigos. Ela faleceu na manhã do dia anterior em Miguel Pereira. A professora tinha 96 anos, era viúva e deixou duas filhas e netos. Foi uma das primeiras a integrar o quadro de professoras da Prefeitura.

Martha Rossi nasceu em Niterói no dia 20 de março de 1922. Transferiu-se ainda pequena para Ponte Nova, em Minas Gerais, onde formou-se em um colégio de freiras. Lá casou-se e veio com o marido e a primeira filha para o Rio, tendo como primeiro emprego a Escola Municipal Gastão Reis, no bairro Corte Oito, a partir de 1949.

RECOMEÇO

Alguns anos depois, ao conhecer as instalações da Escola Regional de Meriti, conhecida como “Mate com Angu”, pioneira no antigo Estado do Rio a implantar regime de horário integral e fornecimento de merenda aos alunos, boa parte filho de trabalhadores humildes. Conheceu a fundadora, professora Armanda Álvaro Alberto, que a convidou para se juntar à equipe que atendia então cerca de 200 alunos. Aceitou e tornou logo vice-diretora.

Martha Rossi participou também da direção do Movimento Brasileiro de Alfabetização-MOBRAL. Após aposentar-se, ainda com muita vitalidade e energia, decidiu recomeçar como aluna: foi aprender a pintar telas e a dedicar parte de seu tempo produzindo trabalhos que ganharam medalhas e diplomas nas exposições das quais participava. Ingressou na Academia Duquecaxiense de Letras e Artes-ADLA em 1999, na cadeira nº 11, que tem como Patrono o pintor Di Cavalcanti.

A educadora era uma profissional corajosa e dedicada. Durante toda sua vida como professora, dedicou-se por completo à profissão. Nas artes plásticas e na ADLA também sempre atuou com grande entusiasmo. Com sua morte, os caxienses pedem uma pessoa feliz, alegre e de muita fé (ela era membro da Igreja de Nova Vida, no bairro Itatiaia). Um verdadeiro exemplo para todas as gerações.

MEDCOR Exames Cardiológicos