Ação contra o trabalho infantil em Belford Roxo

Foto; jornal capital caxias_divulgaçãoA Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado do Rio de Janeiro-SRTE/RJ, promoveu uma ação em Belford Roxo, no último dia 5, de combate ao trabalho infantil. O local foi o lixão de Babi e ação contou com a participação de vários outros órgãos, entre eles a Promotoria da Infância e Juventude, o 39º Batalhão da PM, Conselho Tutelar I, Secretaria Municipal de Assistência Social e o Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil e de Proteção ao Trabalhador Adolescente. Antes da blitz, foram realizadas ações fiscais em oficinas mecânicas e lava-jatos (dias 1º e 2), tendo sido encontradas 17 crianças em situação irregular.

Segundo informou ao Capital o auditor fiscal do trabalho em Duque de Caxias, Pedro Paulo Martins, a blitz no Babi foi desdobramento de uma diligência promovida em setembro último, quando se constatou a presença de trabalho infantil naquele local. “O balanço final da ação foi considerado positivo, com efetiva articulação entre os órgãos, o que é fundamental na atuação do combate ao trabalho infantil”.

- Segundo o censo 2010 do IBGE, o município do Rio de Janeiro teria aproximadamente 11.000 crianças e adolescentes abaixo da idade mínima legal permitida em situação de trabalho, e o percentual de crianças e adolescentes em situação de trabalho em relação ao total de crianças e adolescentes no estado é o menor do país, em torno de 2,81% - assinalou o auditor. Com relação a cidade de Duque de Caxias, ele confirmou que há denúncias sobre o assunto. “Geralmente isso ocorre nas localidades mais afastadas ou próximas a comunidades carentes e superpopulosas”, acrescentou. Também participaram Joaquim Travassos e Fátima Chammas, ambos coordenadores do Projeto de Combate ao Trabalho Infantil no Estado do Rio de Janeiro.

Já no último dia 12 – Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil – foi realizado o lançamento da campanha “Vamos acabar com o Trabalho Infantil - Em Defesa dos Direitos Humanos e da Justiça Social", no Largo da Carioca. No dia 14, foi a vez do lançamento da campanha na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, no Colégio Estadual Antônio Houis, no Méier, com a participação de representantes das 14 Regionais da Secretaria Estadual de Educação.