Noções sobre envelhecimento são inseridas em matéria escolar

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou o projeto de lei 942-A/11, da deputada Claise Maria Zito (PSD), que autoriza a inclusão, no conteúdo programático da disciplina Ciências da rede estadual de ensino, o processo de envelhecimento e o respeito e a valorização do idoso.  A deputada explicou que a ideia surgiu durante audiência pública da comissão de Assuntos da Criança, Adolescente e Idoso da Alerj, a qual preside. “Nesse encontro ouvimos muitas queixas de idosos sobre maus tratos e desrespeito. Buscando pela solução para este hábito, concluí que ela está na educação”, relata a parlamentar. “É fundamental que nossos estudantes se conscientizem de que todos seremos idosos e que esta é uma fase da vida que requer carinho e respeito”, defendeu.

O projeto que agora será enviado à sanção do governador recebeu o apoio do Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEDEPI) que se fez representar durante a sessão de votação por cerca de 20 idosos que compareceram para reforçar junto aos deputados estaduais os pontos positivos desta iniciativa, no que diz respeito a uma maior divulgação do Estatuto do Idoso junto ás crianças e adolescentes de nosso estado.

Desde o ano passado, Claise vem realizando audiências públicas para discutir o tratamento dado aos idosos nos transportes públicos. A partir deste debate, iniciou a elaboração de campanha para conscientizar motoristas e usuários dos transportes sobre o respeito que deve ser destinado à terceira idade. Segundo a deputada, seu gabinete chega a receber cerca de 15 denúncias diárias sobre o desrespeito aos idosos no transporte.