Siticommm busca apoio de Ministério para qualificar trabalhadores

Foto: jornal capital caxias_O representante do ministério do Trabalho visitou as cidades das soldas em Campos ElíseosO fim da manhã do último dia 3 foi de esperança para os associados e a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, Montagem Industrial, Mobiliário, Mármore e Granito e do Vime de Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Magé e Guapimirim (Siticommm). A entidade recebeu, no bairro Campos Elíseos, em Duque de Caxias, a visita de avaliação do gerente regional de trabalho e emprego do Ministério do Trabalho, Luiz Antônio Marinho da Silva, que se mostrou otimista em estabelecer parceria com o sindicato para a continuidade dos projetos desenvolvidos no Pólo de Educação Profissional “Cidades da Solda”, que oferecia cursos de capacitação e formação profissional.

Segundo Luiz Antonio, que veio a convite do presidente do Sindicato Josimar Campos de Souza, o Mazinho, projetos como esse merecem receber o apoio do Governo Federal. Para ele, há uma demanda muito grande de mão-de-obra qualificada no país, em especial na região. “Hoje o Brasil vive um momento de desenvolvimento e os setores industriais carecem de pessoas capacitadas para desempenhar suas funções. Há muito emprego sendo gerado e essas pessoas precisam adquirir conhecimento para estarem aptas a ocupar esses postos de trabalho”, observou.

Apesar da sinalização favorável do gerente, o processo não é tão simples e depende da aprovação do Ministério do Trabalho e também do Siticommm mostrar capacidade de execução do que esta sendo proposto. A ressalva, conforme explicou Luiz Antônio, deve-se a episódios passados, onde muitas entidades pediam recursos, mas não tinham capacidade de execução das atividades. Problema que o gerente acredita que não irá acontecer com o projeto do Siticomm, que provou seu compromisso há alguns anos ao formar muitos profissionais para as empresas de Duque de Caxias e de outras cidades da região.

Sobre a exigência do Ministério do Trabalho, Mazinho garante que é possível cumprir. O que faltam são parcerias para que o espaço de aproximadamente 600 m² não fique ocioso. “Além do Ministério, também buscamos a renovação do convênio com a Reduc, por meio da Petrobras, que foi responsável para que esse projeto um dia se tornasse realidade. Agora queremos buscar recursos não somente para reativar a Cidades da Solda, mas também fazer a aquisição definitiva deste espaço”, explicou Mazinho.

A vontade do sindicalista deve-se à grande procura pelos cursos de capacitação oferecidos pelo Siticommm, que formou cerca de 180 alunos em soldagem somente em 2009. O desejo futuro é ampliar para a área de calderaria e também atender portadores de deficiência, proposta que também agradou ao representante do Ministério do Trabalho. 

Foto: Jornal Capital Caxias_O Siticommm fez a doação de uma cadeira para a unidade do Ministério em Duque de CaxiasNa ocasião, o Siticommm aproveitou a visita do gerente do Ministério e doou ao órgão uma cadeira de rodas que será usada na sede regional em Duque de Caxias. Conforme Luiz Antônio, esse tipo de doação é importante para atender a carência de material permanente que esbarra na burocracia das licitações. Informações sobre o curso e as inscrições, segundo Mazinho, serão repassadas pelo Sindicato quando as parcerias forem efetivadas e as atividades viabilizadas.