Instituto Zeca Pagodinho anuncia novas parcerias e projetos para 2024

O Instituto Zeca Pagodinho (IZP) continua sua trajetória de impacto social e cultural na Baixada Fluminense, anunciando emocionantes parcerias e projetos para este ano. Sob a liderança de Louiz Carlos, filho do cantor Zeca Pagodinho e diretor-geral do Instituto, o IZP está comprometido em fortalecer a comunidade local e oferecer oportunidades transformadoras para os jovens.

No último ano, o Instituto estabeleceu uma parceria de sucesso com o SENAC na Comunidade, proporcionando cursos de gastronomia na cozinha do IZP, além de colaborar com a Escola Brasileira de Audiovisual (EBAV) para produzir cinco curtas-metragens através do projeto "CINEMA LEVA EU". Destaca-se também a estreia do musical "Viva Xerém: A Mistura Mágica de Radamés", uma homenagem emocionante ao legado do renomado Radamés Gnattali.

Outro feito notável foi o intercâmbio cultural realizado pelo quarteto de cordas do IZP, composto por talentosas alunas, que viajaram para Maine, nos Estados Unidos, para participar do programa cultural da escola Freyburg Academy.

"O intercâmbio cultural que realizei no ano passado foi, definitivamente, um marco na minha vida! Conhecer novas pessoas, novas culturas, novos lugares sempre é bom, mas com a música foi melhor ainda. Foi uma experiência enriquecedora, não só pessoalmente, mas profissionalmente”, conta Isadora Amann, uma das alunas que participou do intercâmbio e que expressou sua gratidão e impacto pessoal e profissional através dessa experiência enriquecedora.

Leia também: Copom reduz juros básicos da economia para 10,75% ao ano

Para 2024, o Instituto Zeca Pagodinho está entusiasmado em iniciar a montagem do espetáculo "Viva Xerém: Brasil em Tons e Cores", resultado do projeto de musicalização infantil que atende 250 crianças da região.  Novas parcerias foram estabelecidas, incluindo a parceria com o Inmetro para oferecer um curso de certificação de qualidade para a indústria, visando qualificar a mão de obra local e atender às demandas das indústrias instaladas na Baixada. A parceria também contempla a reforma de uma sala do Instituto, criando um espaço acústico para receber pequenos concertos.

Além disso, para este ano, há a colaboração com a Recode para fornecer cursos de programação para jovens, promovendo a inclusão digital e a geração de emprego e renda, com o apoio crucial da Accenture e B3. Sem contar no lançamento do Pré-Vestibular Social (PVS) Zeca Pagodinho, um curso preparatório para alunos da rede pública que visa aumentar o número de jovens aprovados em faculdades públicas.

As parcerias para 2024 e para o ano que vem não param por aí. Vale ressaltar o estabelecimento do Espaço Colab, um escritório colaborativo para empreendedores locais desenvolverem seus negócios, e a criação do Polo EAD da Faculdade Unisuam, um laboratório de informática disponível para os alunos realizarem suas atividades de ensino a distância.

"O próximo ano vai ser um ano cheio de novas parcerias e novos cursos que vão atender os nossos jovens, cursos focados na profissionalização em áreas importantes para a indústria da cultura. O impacto positivo dessas iniciativas continua a se expandir, fortalecendo a comunidade e inspirando futuras gerações”, finaliza Louiz Carlos.

MEDCOR Exames Cardiológicos