Marcelo Dino fala de soluções para a Segurança Pública em Caxias

“Você precisa da segurança para tudo: ir à escola, ao hospital, para se locomover e até para própria recreação”

O deputado estadual Marcelo Dino (União), que aceitou o convite para compor chapa “puro-sangue” para concorrer a prefeitura de Duque de Caxias ao lado do presidente da Câmara Municipal, Celso do Alba, explica como o município pode melhorar muito a segurança atraindo investimentos e gerando empregos.

- A Segurança Pública tem que ser uma prioridade, assim como a Educação, a Saúde e a Infraestrutura. Isso é fundamental. Você precisa da segurança para tudo: ir à escola, ao hospital, para se locomover e até para própria recreação - explica Marcelo Dino. Segundo o deputado, para melhorar nessa questão em Duque de Caxias, é necessário ter gestores que realmente conheçam o assunto e tenham o compromisso de lutar por isso. “Todos sabem que Segurança Pública é dever do estado, mas tem que começar também pelos municípios. Caxias, há décadas, não realiza concurso público para a guarda municipal. É necessário fazer isso, formando novos guardas e armar a Corporação para que ela possa somar com a polícia. Isso é o que acontece em muitas cidades, como são Paulo. E aí você começa a trazer mais segurança. A cidade precisa de alguém que tenha conhecimento em Segurança Pública”, afirma o deputado.

Leia também: Belford Roxo inaugura Unidade de Saúde da Família no bairro Xavantes

- Duque de Caxias hoje tem direito a até 90 policiais trabalhando por dia, mas infelizmente utiliza apenas de 40 a 50, enquanto Nova Iguaçu utiliza 180. O PROEIS pode ser direcionado pela prefeitura, atuando em parceria com as polícias militar e civil, mas direcionado e pago pela prefeitura. Conversei recentemente com o Rogério [Lisboa], prefeito de Nova Iguaçu e ele quer passar de 180 para 300 policiais diariamente. Um efetivo maior do que o 15º [Batalhão PM de Duque de Caxias] durante o dia, porque o batalhão deve ter mais ou menos 800 policiais, mas alguns estão de LTS [Licença para Tratamento de Saúde], outros de férias, na sua folga ou em outra atividade.

Marcelo explica como funciona o Programa Estadual de Integração na Segurança-PROEIS: “É importante entender, saber que pagando para o PM, o município paga o dia do policial, então se tiver 300, serão 300, porque ele será pago pelo dia que estará trabalhando e a prefeitura de Caxias tem condições disso e também de disponibilizar viaturas novas para que os policiais possam fazer o policiamento. Um exemplo bem claro para as pessoas entenderem: No primeiro distrito somente o Gramacho tem o PROEIS. No Centro tem o Segurança Presente, que é uma indicação minha, que melhorou muito ali o centro e estende um pouco para o bairro 25 de agosto. Se nós colocarmos, por dia, oito policiais ali no 25, com quatro motos e duas viaturas, pedindo para fazer muita abordagem, tenho certeza que vai reduzir de forma drástica a questão dos roubos na localidade.  E assim estendermos para outros bairros menores, que sempre foi meu sonho como Deputado. Pedi diversas vezes para ser estendido o Segurança Presente ou programa similar para fazer esse trabalho, como no Pilar”, e completou: “A verdade é que Caxias tem condições de manter um efetivo maior do que o da Polícia Militar.”

 

GERAÇÃO DE EMPREGOS

Para Marcelo Dino, que é policial militar, com mais segurança serão criados mais postos de empregos: “Quando você fala de segurança, fala também de empregabilidade que é outra coisa que precisamos trazer para nossa cidade. Criar oportunidade para os jovens com a valorização de quem mora na cidade. Isso é primordial. Dando incentivo às empresas para que, dentro desse incentivo, elas tenham que contratar pelo menos 90% de pessoas que moram em Duque de Caxias, porque o saldo de 10%, às vezes são pessoas que realmente a empresa precisa trazer de outra cidade por não encontrar aqui. Gerar emprego é imprescindível, trazer empresas novas para a cidade é importantíssimo e fazendo uma segurança diferenciada, trabalhando com inteligência, colocando realmente para funcionar uma parceria da guarda com a polícia militar, tendo as câmeras com reconhecimento facial funcionando plenamente. Isso é uma coisa que eu já conversei com o Celso eu quero cuidar e estar à frente disso, chamar a responsabilidade e atuar porque conheço do assunto e tenho um olhar muito diferenciado”, disse.

- Agora eu te pergunto: qual empresa não quer estar instalada em um município que tem segurança eficaz? Duque de Caxias tem uma coisa muito importante que é a posição geográfica, com acesso fácil às rodovias Washington Luiz, Arco Metropolitano, Via Dutra e a própria Avenida Brasil, com uma população honesta e produtiva, mas para o desenvolvimento é preciso ter segurança, então, você traz segurança e as empresas virão se instalar em Caxias. Com isso você vai gerar muito emprego - observou.

Marcelo Dino também detalhou melhorias para a Saúde, Educação e Infraestrutura da cidade, mas estes são assuntos para outra entrevista.

MEDCOR Exames Cardiológicos