Governo do Estado anuncia a canalização de 2.500 metros do Rio Roncador em Duque de Caxias

A obra, orçada em R$ 40 milhões, será realizada pela Secretaria do Ambiente e pelo Inea 

O governador Cláudio Castro anunciou, na sexta-feira (21/01), a canalização de um trecho de 2.500 metros do Rio Roncador, no bairro Nova Campinas, terceiro distrito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

As obras serão executadas pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e vão custar cerca de R$ 40 milhões.

O Rio Roncador costuma provocar alagamentos na região nos períodos de fortes chuvas e tem se tornado grande dor de cabeça para os moradores. Com a intervenção, a região também vai ganhar área de lazer e entretenimento, beneficiando outros bairros como Barro Branco, Jardim Anhangá e Parque Paulista.

Leia também: Pré-matrícula para as escolas municipais de Belford Roxo vai até 31 de janeiro

- Uma intervenção estruturante como essa devolve dignidade às pessoas e traz tranquilidade para que elas possam viver sem se preocupar com as chuvas, além de ganharem espaço de lazer e convivência - destacou o governador Cláudio Castro.

Para minimizar os impactos das chuvas que costumam afetar as regiões cortadas pelos cursos d’água, a Prefeitura de Duque de Caxias já havia ganhado um aliado no ano passado. O Governo do Estado, através da Secretaria do Ambiente, levou ao município o Programa Limpa Rio, que já atuou na limpeza e no desassoreamento de rios nos bairros São Bento, Pilar, Vila do Sapê, Saracuruna, Vila Canaã, Gramacho, Nova Campina, Parque Paulista, Vila Maria Helena, Jardim Olimpo, Jardim Anhangá, Santa Lúcia e Parque Estrela. No primeiro mês de 2022, o estado e a prefeitura trabalham na limpeza dos canais Vala Sete (Vila Maria Helena), Rio Negro (trecho de Imbariê), Farias (Saracuruna), Gaspar Ventura (Pantanal) e Marilândia (Campos Elíseos).
- Essa é mais uma ação que vai garantir qualidade ambiental e segurança para a população. Já estávamos atuando em todo estado de forma preventiva através do Limpa Rio, e agora reforçamos esse trabalho com obras de recuperação ambiental como essa - disse o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

MEDCOR Exames Cardiológicos