coluna saude roberto daiub

Cardiomiopatias

  • Published in Saúde

O que são e suas causas

 

As cardiomiopatias são doenças primárias do músculo cardíaco (miocárdio), isto é, não decorrentes de nenhuma outra alteração cardíaca. Elas são condições em que o coração não consegue bombear eficientemente o sangue.

Estas enfermidades dividem-se em 3 tipos principais de acordo com as características fisiopatológicas que são:

- Cardiomiopatias dilatadas

- Cardiomiopatias hipertróficas

- Cardiomiopatias restritivas

A chamada “cardiomiopatia isquêmica”, em que o miocárdio (músculo do coração) aparece dilatado e se contraindo mal, é secundária à doença coronariana grave e, por isso, não é considerada da mesma natureza que as outras cardiomiopatias listadas acima.

As cardiomiopatias podem ser condições confinadas apenas ao coração ou serem parte de uma doença generalizada. A American Heart Association (Associação Americana do Coração) divide as cardiomiopatias em primárias, quando afetam somente o coração, e secundárias, quando são o resultado de uma doença que afeta também outras partes do corpo.

Quais as suas causas?

As causas desses distúrbios variam e podem incluir, entre outras:

- Doenças genéticas;

- Doenças autoimunes

- Doenças infecciosas; e

- Consumo excessivo de álcool ou drogas

Leia também: SÍNDROME DAS PERNAS INQUIETAS

A doença coronariana e a pressão arterial alta podem desempenhar um papel importante no contexto da doença, mas não são a causa primária.

Em alguns casos, a causa das cardiomiopatias permanece desconhecida.

Somente um cardiologista poderá fazer o diagnóstico baseado nos sintomas, exame físico e exames complementares específicos para determinação da patologia.

MEDCOR Exames Cardiológicos