Banco Popular

Resolver o simples pagamento de um boleto de cobrança deixou de ser um evento quase solene, que obrigava o cidadão a por roupas formais para enfrentar o raio-x da porta de uma agência bancária. Isso ocorre porque o Brasil criou os correspondentes de bancos. Hoje existem 151 mil deles espalhados pelo país realizando operações bancárias em lugares como papelarias, supermercados, açougues, vendas, lotéricas, cartórios, Correios e concessionárias de veículos. Um caso incomum e bem sucedido em que os bancos foram onde o povo está.

Em reportagem recente publicada por um grande jornal carioca, a jornalista Vivian Osvald dá a dimensão da importância dos correspondentes para a economia brasileira: sozinhos, eles já

 respondem por mais da metade do crédito concedido às pessoas físicas no país e injetam R$394 bilhões na economia.

A importância social desses agentes não é menor que a econômica. Os correspondentes da Caixa são o principal canal para a concessão de benefícios sociais à população. O banco, por meio de comércio e lotéricas, responde por 71,1% dos pagamentos do Bolsa Família, 19% do INSS e 30 milhões de benefícios ao trabalhador (PIS, abono salarial e seguro-desemprego). No total, só pelos correspondentes da Caixa, circulam cerca de R$ 33 bilhões por ano, ou 146 milhões de atendimentos.

Os números impressionam, mas o mais importante é o que está por trás deles. Foi graças a essa rede de correspondentes que grande parte dos 30 milhões de brasileiros que entraram no mercado de consumo nos últimos dez anos puderam ser incluídos no sistema financeiro. A conta bancária aberta na loja da esquina significou para os novos clientes acesso a crédito para aquisição de bens, compra da casa própria e o financiamento do curso superior. A rede de correspondentes pode ser considerada o banco do povo da nova classe média.

Os correspondentes não tiram emprego de ninguém. Eles facilitam o dia-a-dia, pois funcionam em horário comercial e até nos sábados. Por tudo isso, é lamentável que ainda questionem no Congresso a existência desse serviço, justamente quando atende mais brasileiros e aos brasileiros que mais precisam dele.