Municípios da Baixada fazem pacto pela saúde

Foto: Jornal Capital Caxias_PMDC/Rafael BarretoOs prefeitos dos 13 municípios que integram a Baixada Fluminense estão unidos na melhoria da qualidade da atenção básica de Saúde. Para isso, irão contar com a assessoria de técnicos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que farão um levantamento para detectar os principais problemas e propor soluções. Um relatório preliminar será apresentado dentro de 25 dias, e encaminhado à presidente Dilma Rousseff, visando obter junto ao governo federal para a ampliação do sistema.

O encontro teve a participação dos prefeitos Alexandre Cardoso (Duque de Caxias), Nelson Bornier (Nova Iguaçu), Max Lemos (Queimados) e Rogelson Fontoura, Gelsinho, (Mesquita), além do reitor Ricardo Vieiralves, Mário Dal Poz, professor de Medicina Social, Márcio Tadeu Francisco, professor de Medicina, Edmar José Alves dos Santos, Virginia Godoy e Helena David, do setor de enfermagem da universidade.

Segundo Cardoso, o pacto entre os municípios têm como objetivo oferecer um atendimento de qualidade nos serviços básicos de saúde. O reitor da UERJ, Ricardo Vieiralves destacou que a equipe avaliação nos municípios será feita por especialistas da universidade, e. “Nosso diagnóstico será técnico, caberá aos prefeitos adotar as decisões políticas”, finalizou.