Atenção: Contribuição associativa pode ser um golpe contra o cidadão

Foto: Jornal Capital Caxias_ reproduçãoMoradores de Duque de Caxias, todo cuidado é pouco. De repente, no meio de sua correspondência, além de dezenas de ofertas de negócios, o cidadão se depara com um boleto de cobrança, emitido pela Caixa Econômica Federal, com aparência de uma simples cobrança. Ao abri-lo, o destinatário descobre que foi “sorteado” para contribuir para a Associação Comercial Empresarial BR, que nenhum serviço oferece ao cidadão. No boleto, o valor é de R$ 299,00 - cerca de 40% do salário mínimo - a título de “contribuição associativa facultativa”. O Capital recebeu denúncias de que correspondências como essas estão sendo recebidas por vários moradores de Duque de Caxias. Tentou falar com algum representante através do telefone indicado no boleto (11 - 2698-7711) mas não obteve sucesso.

Num país onde a mesma Caixa manda para o SPC/SERASA o nome dos servidores de Duque de Caxias que contrataram crédito consignado, cujas parcelas foram descontadas em seu contracheque mas não foram encaminhadas à instituição credora,  o desavisado destinatário do boleto não acredita que tal associação exista, pois nunca assinou qualquer proposta de associação a essa entidade, cujo endereço e CPNPJ  são omitidos no boleto de cobrança.

- É uma afronta ao Código Penal e deboche do inocente destinatário - assinalou um morador do bairro 25 de Agosto, presenteado com um desses boletos.

MEDCOR Exames Cardiológicos