Alexandre Cardoso anuncia primeiras ações e secretariado

Foto: jornal capital caxias_ Rafael Barreto Empossado em solenidade na tarde desta terça-feira (1º) na Câmara Municipal, o prefeito Alexandre participou de um culto ecumênico, na Praça Governador Roberto Silveira, onde anunciou seu secretariado e as primeiras medidas de sua administração. No seu discurso, lamentou o estado de abandono da cidade, lembrando que, nos quatro dias que antecederam a sua posse, coordenou uma operação emergencial de retirada do lixo que se encontrava jogado nas ruas, obrigando a deixar de lado a composição de todo o secretariado.

- A cidade tinha 50 mil toneladas de detritos, conseguimos retirar neste período 10 mil toneladas para dar alguma dignidade para a população e ela pudesse comemorar a passagem de ano, além de liberar várias ruas que estavam tomadas pelo lixo. Por isso, ainda não completamos todo o secretariado, o que deverá acontecer até o dia 15 – explicou Cardoso, que anunciou o início de várias ações visando melhorar a cidade, como a coleta regular do lixo, operação tapa-buraco e a contratação em caráter emergencial de funcionários para a Saúde. “Também vamos pagar a segunda parcela do 13° salário. Quero assinar com o Ministério Público (MP) um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para garantir o pagamento do salário dos funcionários das empresas prestadoras de serviço à prefeitura. Não fizemos festa para a posse e não poderíamos, com a cidade passando por tantos problemas graves. No dia 31, fui ao Hospital Municipal Moacyr do Carmo e encontrei somente uma técnica de enfermagem, quando o efetivo é de quatro profissionais. Por isso, não vamos fazer festa, vamos trabalhar. Daqui a um ano teremos o que comemorar. Pretendo fazer um balanço dos primeiros 10 dias, depois outro com 100 dias e mais um de seis meses”, disse.

PARCERIA - A solenidade foi presidida pelo novo presidente do Legislativo, Eduardo Moreira (PT), que destacou o papel do Legislativo na administração de Alexandre Cardoso e a parceria que irão formar. O novo prefeito ressaltou a importância do vereador junto à população. “Temos que aplaudir o papel do vereador, pois é a ele que a população da cidade recorrer quando tem algum problema. Sei a importância do vereador e pretendo trabalhar junto com a Câmara” disse Alexandre. Entre as primeiras ações estão o pagamento do 13° salário, contratação em caráter emergencial de profissionais para a área de saúde, operação tapa-buraco, pagamento dos salários dos funcionários das empresas que prestavam serviço à prefeitura, inicio da coleta de lixo, e o corte de 30% dos cargos comissionados.

Os novos secretários

Administração: Sidney Guerra

Assistência Social: Cláudia Peixoto

Comunicação, Relações Institucionais, Cerimonial: Tatyane Lima

Defesa Civil: Tenente-coronel BM Marcello da Silva Costa

Desenvolvimento Econômico: Pedro Paulo Novellino do Rosário

Educação: Marluce Gomes da Silva

Esporte e Lazer: Gilberto Silva

Governo: Luiz Fernando Couto

Meio Ambiente: Lauricy Fátima Silva de Jesus

Planejamento, Urbanimo e Habitação: Luiz Edmundo Costa Leite

Procuradoria: André Luís Mançano Marques

Saúde: Camilo Lelis Junqueira

Segurança: Coronel PM Mário Sérgio Duarte

Serviços Públicos: Tarce Filho

Trabalho e Renda: Ezequiel Domingues Lourenço