Câmeras vão monitorar o centro de Duque de Caxias

 

Foto: jornal capital caxias_Marcelo CunhaDuque de Caxias entrará finalmente na era big brother.  A Secretaria Municipal de Segurança começou a instalar os postes que receberão as 20 câmeras do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) que vão monitorar as ruas do primeiro distrito do município. Segundo o Secretário Francisco Alves da Fonseca Neto, que falou ao Capital, as câmeras serão monitoradas pelo Centro de Operação da Guarda Municipal, no bairro Parque Duque. O trabalho será feito juntamente com as Polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros, além da Polícia Rodoviária Federal. As imagens, de alta definição, serão capturadas por equipamentos importados do Canadá. O secretário acredita que, até o final do mês, pelo menos a metade do equipamento já deverá estar instalada.

Francisco Neto aproveitou a entrevista para fazer um balanço de suas ações na Secretaria, a qual assumiu em julho do ano passado. Ele começou enfatizando o funcionamento do Gabinete de Gestão Integrada, que se reúne na Secretaria mensalmente, com a participação de representantes de órgãos de segurança estaduais e federais e da sociedade civil. Falou também do plano de carreira da Guarda Municipal que está sendo analisado pela Prefeitura e que, quando for aprovado, vai valorizar o trabalho dos guardas e melhorar a remuneração dos membros da corporação, que hoje conta com 285 guardas.

Sobre a Defesa Civil, Francisco citou a reforma e aquisição de novos equipamentos e viaturas, a identificação de áreas de risco, envolvendo cerca de 680 famílias, além da criação do Plano de Contingência para 2012-2013 e da conclusão do Plano Municipal de Redução de Riscos. Ele enfatizou outras iniciativas, como a parceria com a Fundec para ursos, implantação de serviço social e jurídico, implementação da Ronda Escolar, reforma de vestiários e melhoria do rancho. Entre outras novidades, fez questão de mostrar a Biblioteca Livre da Guarda Municipal GM Alberto Clovis de Lima (Jarrão), que funciona na sede da Secretaria e já conta com mais de 200 títulos, doados pelos próprios membros da Corporação. Ela foi implantada pela GM Aline Brasil, de 32 anos - 12 deles dedicados à GM.

MEDCOR Exames Cardiológicos