Estação da Vila Leopoldina começa a ser construída até abril

Foto: Marcelo CunhaA concessionária Supervia confirmou que a construção da nova estação ferroviária a ser construída em Duque de Caxias, na Vila Leopoldina, deverá começar ainda neste semestre. A obra, anunciada com exclusividade pelo jornal Capital em setembro do ano passado, é uma antiga reivindicação dos moradores da região. Segundo o deputado estadual Jorge Moreira Theodoro, o Dica (PSD), autor a indicação da obra, deverão ser beneficiadas cerca de 30 mil moradores de bairros como Bananal, Corte Oito e Vila Leopoldina. “Pelo que fui informado pela Supervia, não deverá ocorrer nenhuma desapropriação para a construção da estação”, observou o parlamentar. “Muitos moradores são obrigados a andar muito para chegar às suas casas, pois a distância entre as estações de Caxias e do Gramacho é de cerca de cinco quilômetros”, completou Dica.

Segundo a Supervia, o projeto já está pronto e a duração da obra é de 6 a 8 meses, não dispondo, porém, de previsão de custos. A nova estação vai contar com 545.00m2 de construção, oito lojas, banheiro público e elevador para portador de necessidades especiais. A metade da plataforma será coberta, segundo a concessionária. A inauguração deverá ocorrer no terceiro trimestre deste ano. Com relação à reativação da parada em São Bento, também pleiteada pelos moradores através do deputado Dica, a empresa informou que o assunto está em análise. O mesmo, segundo a concessionária, ocorre com outra solicitação do parlamentar, que é a extensão do ramal elétrico de Saracuruna até a Vila Inhomirim, que é outro sonho da população.

Moradores da região estão entusiasmados com a futura inauguração da estação de Vila Leopoldina. “Finalmente vamos ser atendidos. A estação com certeza vai trazer melhorias para o bairro”, disse Paulo Roberto, morador da Rua da Glória. Deuselena Pimenta, que também reside no local desde criança, disse que a iniciativa é “uma maravilha. Ainda mais se os trens forem de ar condicionado”, afirmou. “O trem parando aqui vai facilitar nossa vida. Não vou precisar mais de usar os ônibus, que demoram muito e são mais caros”, disse Antonio Pedro, que reside na Rua General Rondon. 

MEDCOR Exames Cardiológicos