Guarda Municipal de Maricá forma 73 novos agentes

Os novos servidores reforçarão o patrulhamento atuando em diversas frentes, tais como: controle urbano, fiscalização de trânsito e prevenção de crimes e pequenos delitos. Efetivo chega a 454 profissionais

A Prefeitura de Maricá realizou nesta sexta-feira (24/11) a formatura da 9ª turma de guardas municipais da cidade de Maricá. Ao todo, 73 novos agentes foram treinados e habilitados pela instituição. A cerimônia foi realizada na quadra poliesportiva do Instituto Federal Fluminense (IFF), em Ubatiba. 

Os novos servidores vão reforçar o patrulhamento na cidade atuando em diversas frentes, como no controle urbano, na fiscalização de trânsito e na prevenção de crimes e pequenos delitos, com objetivo de dar mais segurança a moradores e turistas. Com o acréscimo dos novos alunos, o efetivo da Guarda Municipal de Maricá chega a 454 agentes, o maior da sua história.

Os novos guardas municipais concluíram o curso de formação com uma série de capacitações, como uso racional da força, instruções sobre abordagem, trânsito, comunicação não violenta, defesa pessoal e primeiros socorros, juntamente com o início gradual do trabalho nas ruas. Essa é a turma com maior número de mulheres em toda história da instituição no município. Ao todo, 23 novas guardas municipais, irão reforçar a segurança nas ruas da cidade.

Leia também: PREFEITURA ENTREGA IMÓVEIS REFORMADOS EM ARAÇATIBA E ITAIPUAÇU

O prefeito Fabiano Horta, disse que os novos agentes contarão, em breve, com uma nova sede e ressaltou a valorização do servidor público e o estudo do plano de cargos, carreira e salário dos agentes.

“Quero muito em breve estar inaugurando, junto com todo esse efetivo da Guarda, a nova sede administrativa da instituição, que cumpre um importante papel formativo e de treinamento, no dia a dia da cidade. Reafirmo o compromisso do governo municipal de valorizar o nosso servidor da Guarda Municipal de Maricá, não só a valorização material, mas a imaterial com cursos de formação e de trabalho continuado. A gente tem que preservar o futuro e garantir longevidade de todas as nossas ações do presente, para que a carreira do servidor seja valorizada. Estamos estudando uma proposta para a implantação do plano de cargos, carreira e salários”, afirmou Horta.

O secretário de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Julio Cesar Veras, informou que os novos agentes serão incorporados imediatamente à tropa, para a melhoria da segurança da cidade.

“Essa é a nona turma a se formar na Guarda Municipal de Maricá. Eles são fundamentais para garantir ainda mais a segurança da cidade e irão se unir à tropa existente. A Guarda Municipal de Maricá tem sido referência para outras cidades e com os novos agentes continuará sendo”, contou.

Novos agentes

Representando a nona turma da Guarda Municipal, a nova agente Mariana Bittencourt, 27 anos, falou que estava feliz por sua turma ter muitas mulheres.

“As mulheres ainda são poucas no âmbito da segurança pública. Temos que nos fazer presentes, estamos aqui para fazer a diferença. Nosso objetivo é trabalhar ouvindo as demandas de toda população maricaense”, destacou.

Com a farda completa, Matheus Ferreira, de 26 anos, afirmou que seu objetivo é servir e aprender.

“Estou aqui para somar com o restante da família da Guarda Municipal. Então é só emoção que estamos vivendo agora com nossos familiares e irmãos de farda. Agora, o que quero, é servir aos cidadãos maricaenses e poder aprender cada dia mais”, contou.

MEDCOR Exames Cardiológicos
MEDCOR Exames Cardiológicos