Dia da Consciência Negra é destaque na tribuna da Câmara

Vereadores alertaram que a data é mais que um feriado e, sim, um momento de reflexão sobre os desafios que a população negra ainda enfrenta no dia a dia

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20/11, foi abordado pelos vereadores Michel Vila Nova (PSDB) e Catiti (AVANTE), na tribuna da Câmara de Duque de Caxias.

Na sessão plenária de 21/11, eles destacaram a data e a importância da constante busca pela igualdade racial, justiça, inclusão e respeito para com todas as pessoas.

“Um dia de reflexão, reconhecimento e celebração da rica herança cultural e contribuições inestimáveis que a população negra trouxe e continua a oferecer a nossa cidade e ao nosso país”, disse Michel Vila Nova.

Dando continuidade ao discurso, ele ressaltou a sua própria trajetória. “Como vereador negro desta cidade, tenho a plena consciência da importância do meu papel como representante desta diversa e vibrante população. Minha trajetória é um testemunho vivo da resiliência, da força e da perseverança que caracterizam a comunidade negra”.

O vereador Catiti parabenizou a iniciativa do Governo Federal por ter criado o Ministério da Igualdade Racial e de ter lançado, no Dia da Consciência Negra, o segundo Pacote pela Igualdade Racial. No documento, constam programas nacionais, titulações de territórios quilombolas, bolsas de intercâmbio, acordos de cooperação, grupos de trabalho interministeriais, e outras iniciativas que garantem ou ampliam o direito à vida, à inclusão, à memória, à terra e à reparação.

“A consciência é de todos. Essa data marca uma luta histórica, promovida por vários ativistas, e que traz o nome de Zumbi dos Palmares, líder de uma batalha árdua para que pudéssemos estar, nos dias de hoje, gozando de uma liberdade”, exaltou Catiti, salientando que a 19ª Legislatura possui a maior bancada negra da história da Câmara de Duque de Caxias, assim como de servidores.

Leia também: Estudantes podem ter “Cartão de Saúde Digital” nas escolas

Ele também explicou que, juntamente, com o deputado federal, Marcos Tavares (PDT), tem buscado a criação da Secretaria de Igualdade Racial e Combate ao Racismo. “Estamos lutando para colocar no orçamento, nas emendas, recursos para que esta pasta possa ser implantada, pois vai ser muito importante para todos aqueles que, quando sofrem qualquer tipo de preconceito, ainda precisam passar pelo crivo da desconfiança das autoridades policiais que, muitas das vezes, menosprezam, e não fazem o registro devido”.

Incentivo ao esporte

A vitória do time de futebol feminino do Corte Oito, na Taça das Favelas, foi abordada pelo vereador Alex da Juliana do Táxi (MDB). Ele não poupou elogios à equipe que venceu nos pênaltis o Coreia, de Senador Camará, por 4 a 3, no estádio de Moça Bonita, no domingo (19). “De uma forma brilhante fez o nome de Duque de Caxias ecoar pelo Estado do Rio de Janeiro e pelo Brasil a fora. Precisamos dar uma atenção maior a todas as comunidades”, chamou a atenção o vereador para a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

“É um meio de tirar os jovens da violência. Colocando-os para praticarem esportes, teremos campeões, atletas, representando o no nosso município, o Estado e o Brasil. Isso só depende de investimentos nestas regiões”, explicou Alex da Juliana do Táxi.

Plano Verão

Em outro tema, o vereador apontou que, até o momento, a empresa Light não apresentou o seu Plano Verão. “A gente não vê a Light se movimentar, aqui, em Duque de Caxias. Vai esperar acontecer o mesmo que em Niterói, São Gonçalo, e depois colocar a culpa na natureza?”, questionou ele, apontando que, pelo fato de os serviços serem demorados, a população fica prejudicada.

Alex da Juliana acredita que a empresa deva prestar alguns esclarecimentos em uma audiência pública. Ele recebeu apoio do vereador Alex Freitas que sugeriu o encaminhamento de um ofício à agência reguladora para que fique ciente da situação e tome as providências.

Projetos aprovados

Os vereadores de Duque de Caxias aprovaram, por unanimidade, em primeira discussão e votação, Projetos de Decretos Legislativos concedendo medalhas e comendas e o Projeto de Lei nº 222/2023, de iniciativa de Valdecy Nunes (Patriota), líder de governo, dispondo da obrigatoriedade dos pets shops, clínicas, consultórios, veterinários e similares de comunicarem aos órgãos responsáveis as suspeitas e indícios de maus tratos de animais atendidos.

Todas as propostas foram colocadas em segundo turno de discussão e votação a pedido do vereador Dr. Maurício (Avante), sendo novamente aprovadas por unanimidade.

Ainda na sessão plenária de 21/11

Atendendo a solicitação do presidente Celso do Alba (MDN), o vereador e primeiro secretário, Claudio Thomaz (União Brasil), fez a leitura de indicações solicitando serviços para diversos bairros, e de requerimentos concedendo moções. Também fez a leitura do Projeto de Lei nº 245/2023, de sua autoria, passando a denominar Praça Margarete da Conceição de Souza, Praça Gaete, o equipamento público de lazer existente na confluência da Avenida General Rondon com ruas Bagé e Catumbi, atual Praça Geminiano dos Santos, na Vila Leopoldina, Primeiro Distrito.