Braskem promove projetos de sustentabilidade no Rio de Janeiro

A Braskem promove diversas ações educativas em prol do meio ambiente durante todo o ano por meio de iniciativas que reforçam seu compromisso com o desenvolvimento sustentável nas regiões onde está localizada. Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em cinco de junho, a companhia está realizando uma ação educativa com o público interno da Braskem, além de destacar os resultados positivos conquistados pelas iniciativas sustentáveis realizadas em Duque de Caxias.

Como forma de conscientizar e evidenciar a importância do Dia do Meio Ambiente, entre os dias 5 e 7 de junho, os funcionários da Braskem participarão do programa Plastitroque - que busca gerar conscientização sobre a importância do descarte correto de materiais plásticos e incentivar a reutilização e a reciclagem por meio de coleta seletiva, formando um ciclo sustentável através da economia circular. Na ocasião, os integrantes são convidados a levar os resíduos plásticos que serão trocados por brindes, além de participarem de um quiz tendo a oportunidade de entender mais sobre sustentabilidade e preservação ambiental.

Além desta ação pontual, a Braskem investe constantemente em projetos que promovem a sustentabilidade, como o Ateliê Criativo, Ser+, Recicla Orla, por exemplo. Neles, a companhia procura despertar a consciência ambiental na população, ensinando e engajando o descarte correto de resíduos, discutindo a importância da reciclagem e do consumo consciente, capacitando e incluindo profissionais para a destinação correta de resíduos, entre outros. “O balanço de nossos projetos nos engaja cada vez mais a agir em prol do meio ambiente e confirmam o quanto eles são fundamentais para a formação de agentes de transformação de diversos públicos na construção de uma sociedade mais sustentável’’, afirma Sylvia Tabarin, gerente de Relações Institucionais da Braskem Sudeste.

O Ateliê Criativo é uma iniciativa da Braskem em parceria com a Quest que que foi lançada neste ano. A iniciativa oferece oficinas de reciclagem, design de objetos, geração de renda e capacitação de jovens empreendedores. Os participantes aprendem a transformar materiais plásticos usados no cotidiano, como tampas, embalagens de shampoo, cosméticos, potes, entre outros, em novos produtos. A aula inaugural será realizada no dia 19 de junho. Com o projeto Ser+ que promove a inclusão social e o desenvolvimento socioeconômico local, cerca de 22 cooperativados são beneficiados e, neste ano, a companhia investiu R$108 mil na construção da cobertura e estrutura do Galpão Coopar, em Duque de Caxias.

Leia também: MARICÁ REALIZA CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS PARA TRANSPLANTE NO SUS

Já o Recicla Orla, projeto de sustentabilidade da Orla Rio e da Pólen, e o Movimento Plástico Transforma, iniciativa da Braskem e da ABIPLAST, realizaram no fim de maio um mutirão de limpeza em Copacabana para mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância do descarte correto de resíduos nas praias. Estiveram envolvidos mais de 80 voluntários que recolheram 68 quilos de resíduos recicláveis.

A Braskem acredita que a sustentabilidade é uma grande aliada para a transformação de uma indústria mais competitiva e o desenvolvimento sustentável, dado a sua extrema importância, está atrelado às estratégias de negócios. Nesse sentido, a empresa tem compromissos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas para a construção de um mundo melhor. Um dos compromissos da companhia está relacionado à eliminação de resíduos plásticos. Nessa frente, a Braskem vai expandir seu portfólio de produtos com conteúdo reciclado, chegando a 300 mil toneladas em 2025 e 1 milhão de toneladas em 2030. Além disso, também tem como meta evitar que 1,5 milhão de toneladas de resíduos plásticos sejam enviados para incineração, aterros ou depositados no meio ambiente até 2030.

Para conquistar os objetivos, a empresa desenvolve diversos projetos que contribuem para que não somente ela como a indústria toda avancem cada vez mais na direção do desenvolvimento sustentável. Fazem parte dessas iniciativas ações que promovem o conceito da economia circular e incentivam a reciclagem mecânica e avançada, por exemplo, assim como projetos educacionais voltados para o consumidor, que buscam levar conscientização sobre o consumo e incentivo ao descarte adequado de resíduos plásticos.

Um dos projetos aplicados também no Rio de Janeiro é a parceria da Braskem com a Ambipar Triciclo. O objetivo da iniciativa que acontece desde 2022 é para ampliar o descarte correto de produtos plásticos de forma consciente e adequada. Por meio das Retorna Machine, máquinas distribuídas pelo Centro do RJ, os resíduos recolhidos serão utilizados como matéria-prima na recém-inaugurada planta de reciclagem mecânica da Braskem em Indaiatuba (SP), que teve um investimento de R$ 67 milhões e é fruto de uma parceria com a Valoren, empresa desenvolvedora de tecnologia e gestora de resíduos para transformação em produtos reciclados.

Aliando essas ações à tecnologia, a Braskem aposta em ferramentas de triagem na reciclagem, ações para melhoria do gerenciamento de resíduos sólidos e no uso de equipamentos e metodologia de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) para tornar o plástico mais sustentável, adotando iniciativas globais com foco em ESG juntos a diferentes públicos, como clientes, integrantes (colaboradores), fornecedores e parceiros.

MEDCOR Exames Cardiológicos