Alerj celebra Dia do Meio Ambiente com distribuição de mudas da Mata Atlântica

Ação, que aconteceu no Palácio Tiradentes, contou com coleta de tampinhas plásticas para serem repassadas à Associação One By One, que recicla esse material e transforma em doação de cadeiras de rodas

Como forma de comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) distribuiu, nesta segunda-feira (05/06), mudas de árvores nativas da Mata Atlântica a pessoas que depositaram tampas plásticas nos dois pontos de coleta instalados nas escadarias do Palácio Tiradentes, sede histórica do Legislativo fluminense.

A ação de solidariedade e sustentabilidade, promovida pela Comissão de Meio Ambiente da Casa e a Subdiretoria-Geral de Cultura, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), disponibilizou 500 mudas de espécies como Ipê Amarelo, Embiruçu Grande, Paineira Rosa, entre outras.

As tampinhas recolhidas serão encaminhadas à Associação One By One, que auxilia crianças com deficiência física, motora ou neurológica e em situação de vulnerabilidade social. A organização recicla as tampas e as converte em cadeiras de rodas para doação. A cada três mil tampinhas coletadas, é confeccionada uma cadeira.

Além do Palácio Tiradentes, o prédio da Alerj - localizado na Rua da Ajuda, nº 5 - está disponível para receber tampinhas plásticas até o dia 30 de junho. Durante o período, também serão aceitas tampas de amaciante e sabão líquido.

Leia também: COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA ALERJ DEBATE O PROJETO CULTURA MAKER NAS ESCOLAS

Solidariedade

A diretora de Cultura da Alerj, Fernanda Figueiredo, reforçou a importância de utilizar o espaço do Palácio Tiradentes para promover uma ação de solidariedade e sustentabilidade. “Queremos conscientizar a população neste dia tão importante. Nosso objetivo é aproximar a população de tudo que acontece aqui, então promover essa iniciativa é importante tanto para ajudar na retirada do plástico das ruas, quanto para ajudar as pessoas deficientes a terem acesso a cadeiras de rodas”, explicou.

Para o coordenador da Comissão de Meio Ambiente da Casa, Gerhard Sardo, a Alerj é fundamental para o êxito da campanha. “Estamos realizando essa iniciativa e nosso papel como Assembleia Legislativa é dar amparo institucional para que a One By One possa desenvolver bem esse trabalho social”, disse.

A advogada Vera Maria Braunschweiger também participou da campanha. Ela contou que sua mãe foi cadeirante há mais de 20 anos, e reconheceu a importância da iniciativa. “É essencial que as pessoas se conscientizem, a acessibilidade é muito importante. Eu sou deficiente auditiva, e acho que temos que promover a inclusão em todos os níveis para que possamos ter um Rio de Janeiro melhor. Prestigiei o Dia do Meio Ambiente, ajudei quem precisa e ganhei um Ipê Amarelo”, elogiou.

Estudantes de um colégio particular de Niterói, que faziam uma excursão pelo Centro do Rio, também compareceram às escadarias. As meninas, que estão no 8º ano do Ensino Fundamental, vão levar a muda da árvore para a turma para simbolizar a relevância de ajudar o meio ambiente. “É um gesto pequeno que ajuda muito não somente as pessoas, mas o meio ambiente”, destacou a aluna Lara Boechat.