Comissão de Educação da Alerj debate o projeto Cultura Maker nas escolas

Programa permite aos alunos terem acesso a aulas de robótica, criação de games e às novas tecnologias disponíveis na atualidade

A implementação do projeto “Cultura Maker” nas escolas estaduais foi o tema do debate realizado pela Comissão de Educação, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na quinta-feira (01/06), no edifício Lúcio Costa, sede do Parlamento fluminense. Na reunião, os participantes discutiram sobre os orçamentos e as demandas necessárias para implementação do programa.

O projeto pedagógico foi criado pela Secretaria Estadual de Educação (Seeduc) e visa a substituir as antigas salas de informática das escolas por laboratórios de alta tecnologia. Dessa forma, os alunos terão acesso a aulas de robótica, criação de games e às novas tecnologias disponíveis na atualidade.

O subsecretário executivo da Secretaria Estadual de Educação, Windson Maciel, justificou a importância do programa, em virtude da inovação e dos avanços tecnológicos, principalmente no mercado de trabalho.

“Pensamos no Cultura Maker para capacitarmos os alunos para o mercado de trabalho atual, que é totalmente tecnológico. Até porque, os estudantes após a pandemia tiveram a necessidade de se inserir no meio virtual. Por isso, a importância desse acesso à tecnologia nas escolas,” explicou Maciel.

Leia também: DETRO-RJ APLICA 358 MULTAS NO MÊS DE MAIO

O representante da Secretaria Estadual de Educação relatou, ainda, que o projeto está em processo de prestação de contas dos recursos utilizados, para a partir disso iniciar a implementação nas unidades escolares.

Em resposta, o presidente da Comissão de Educação, deputado Alan Lopes (PL), solicitou à Seeduc as prestações de contas e o plano de trabalho para implementação do projeto. Durante a reunião, ainda foi debatida pelos parlamentares, a proposta da inclusão do programa nas unidades penitenciárias, e a ideia seguirá sendo analisada pela comissão.

Também estiveram presentes na reunião os deputados Marcelo Dino (União), Rodrigo Amorim (PTB), Tande Vieira (PROS), Jari Oliveira (PSB), Felippe Poubel (PSL), Vitor Junior (PDT), e o subsecretário da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Lúcio Flávio Alves.

MEDCOR Exames Cardiológicos
MEDCOR Exames Cardiológicos