Escola da Faetec recebe homenagem pelo seu centenário

Em comemoração ao seu centenário, a Escola Técnica Estadual (ETE) Visconde de Mauá, unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, recebeu o título de benemérito. A solenidade aconteceu no último dia 28, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

A unidade, localizada no bairro Marechal Hermes, Zona Norte do Rio, foi fundada em 1914. Historicamente, oferecia cursos voltados à atividade agrícola. A partir de 1956, as aulas passaram a ser direcionadas ao segmento Industrial, tornando-se, assim, referência neste setor. Para o secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Tande Vieira, esse título é importante, pois a escola faz parte da história do Ensino Profissionalizante do Rio de Janeiro. “O título pelo centenário da ETE é o reconhecimento do trabalho desenvolvido para oferecer cursos técnicos de qualidade ao longo dos anos”, diz o secretário.

Segundo a presidente da Faetec, professora Maria Cristina Lacerda, a homenagem é merecida, pois a escola desempenhou, ao longo de décadas, um bom trabalho por meio da inserção de seus alunos no mercado de trabalho. Já o diretor da unidade, Marcos Thompson, destaca que o reconhecimento se deve à dedicação dos próprios alunos e ao trabalho desenvolvido pela equipe pedagógica da ETE. “É um grande orgulho participar deste momento histórico de uma escola que, com certeza, foi importante para vários jovens que mudaram as histórias de suas vidas por meio do ensino”, frisa o diretor.