coluna saude roberto daiub

Samu 192

  • Published in Saúde

O SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um serviço de atendimento e remoção, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em conjunto com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde de todo o país. É responsável pelo componente regulação dos atendimentos de urgência, e pelo atendimento móvel de urgência/ emergência de um determinado município e/ou região. Foi desenvolvido para reduzir o tempo de atendimento inicial em determinadas patologias graves,fator este que pode vir a determinar a sobrevida ou não de um paciente em algumas situações críticas.    

 

 

Faz parte do sistema regionalizado e hierarquizado, capaz de atender, dentro da região de abrangência, todo enfermo, ferido ou parturiente em situação de urgência ou emergência, e transportá-los com segurança e acompanhamento de profissionais da saúde até o nível hospitalar do sistema.

Vale lembrar que o serviço SAMU 192 é voltado para o atendimento aos casos graves relacionados a pacientes que se encontram em residências ou ambientes de trabalho. Casos relacionados a vítimas de acidentes automobilísticos ou em vias públicas deverão inicialmente ser avaliados pelo atendimento do Corpo de Bombeiros - GSE, e é claro, em alguns casos em que haja necessidade de ajuda, o SAMU poderá fazê-lo sem problemas.

           Esse serviço funciona 24h com uma ligação gratuita de qualquer aparelho (fixo ou móvel). Deverá ser usado em casos de emergência absoluta, não devendo em hipótese alguma ser utilizado de forma irresponsável através de trotes ou brincadeiras, podendo levar a sanções da lei à pessoas que utilizam desse recurso, já que a ligação poderá ser rastreada.