coluna saude roberto daiub

Bancos europeus têm boa recuperação

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio, disse neste domingo (26) que os resultados dos testes de stress feitos com a banca europeia garantem que a retomada da economia não será prejudicada pela falta de crédito. "Os resultados garantem que, daqui para frente, a recuperação econômica não será prejudicada por restrições na oferta de crédito", disse, durante uma entrevista em Frankfurt, onde apresentou os resultados dos testes e da revisão da qualidade dos ativos feitos pelo BCE e pela Autoridade Bancária Europeia (EBA, sigla em inglês).

Constâncio afirmou que estes exercícios vão “aumentar a confiança pública no setor bancário”. Os testes, ao identificar problemas e riscos, tornarão os balanços dos bancos mais “resistentes e robustos e facilitarão o crédito na Europa”. Segundo ele, os testes são rigorosos. Constâncio também rejeitou as críticas feitas ao cenário traçado pelo BCE para a inflação. Disse que os cenários não consideram deflação porque o BCE não acredita que isso “vá acontecer”.

Os testes de stress e a avaliação da qualidade de ativos foram feitos para avaliar a saúde financeira do sistema bancário europeu, antes de o BCE assumir, a partir de novembro, a supervisão direta dos maiores bancos da zona euro, sob o abrigo do Mecanismo de Supervisão Única. A avaliação detectou falhas de capital equivalente a 25 mil milhões de euros em 25 dos 130 bancos da zona do euro, cujos balanços foram avaliados em relação à data de 31 de dezembro de 2013. (Agência Lusa)

MEDCOR Exames Cardiológicos