Qualificar e manter

Pesquisa do Ibope, em junho, constatou que a expectativa de manutenção do emprego caiu 7,8% em relação ao mês anterior. A informação deve servir de alerta, pois não se pode arriscar a perder uma das grandes conquistas recentes, que é o aumento da ascensão ao mercado de trabalho formal e a consequente redução da informalidade.

Criar fórmulas que contribuam para a permanência dos trabalhadores no emprego tem sido preocupação não só dos responsáveis pelas políticas públicas como também do setor empresarial, independente das previsões de crescimento econômico menos otimistas para 2012.

É preciso mudar a lógica que tem presidido a política de qualificação no Brasil, sempre voltada para o desempregado. Se queremos melhorar a produtividade, temos que qualificar o trabalhador empregado e assim atacar a grande rotatividade, que limita o crescimento da produtividade, tolhe a ascensão social e dificulta o aumento da remuneração.

O poder público pode oferecer um programa de qualificação aos trabalhadores do setor formal. Mas essa qualificação deve ser decidida em comum acordo com a empresa contratante, porque esta precisa estar motivada a entender a importância de aumentar a parceria com seu empregado, como forma de desestimular a rotatividade de mão de obra em sua empresa.

Embora tenham conseguido ingressar no segmento formal, os trabalhadores que recebem até R$ 1.244,00 são os que mais convivem com a instabilidade. E é impressionante a participação desses empregados nas demissões a pedido. Se por um lado isso parece bom, porque muitos deles certamente saem com a expectativa de encontrar uma vaga pelo menos no mesmo nível da que ocupavam, por outro, esse fenômeno torna as relações de trabalho mais instáveis, além de reduzir os incentivos para investimento das empresas na qualificação dos empregados.

É claro que a mobilidade entre setores e empresas, até certo ponto, é salutar, desde que não prejudique a produtividade, pois esta depende do aprendizado, da experiência e do investimento no trabalhador.

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