Cautela e persistência

Hoje não é exagero se dizer que, no Brasil, se usa mais o avião do que o ônibus nas viagens de longa duração. Esse é apenas um dos indicadores de como uma parcela significativa dos brasileiros adquiriu a capacidade de consumir mais e melhores serviços, fenômeno que vem tendo impacto significativo sobre os serviços públicos e privados. As pressões sobre o sistema aeroportuário, os serviços de saúde, o transporte urbano e a educação surgiram como consequência de uma política econômica muito bem-sucedida realizada ao longo dos últimos dez anos e que conseguiu comprovar e provar à sociedade brasileira que é possível o país crescer distribuindo renda.

 

 

Essa política econômica e esse processo de crescimento permitiram que se colocassem no mercado brasileiro, como consumidor, mais de 30 milhões de brasileiros. Isso fez com que hoje 52% da população brasileira façam parte da nova classe média, que insere no mercado algo em torno de R$ 100 bilhões. Os integrantes desse segmento começaram a pressionar o mercado interno com mais de 30 milhões de clientes novos, gerando taxas de crescimento anual extremamente elevadas em diferentes setores econômicos. Somente no ano passado, o consumo de serviços de TV por assinatura e acesso à internet registrou um aumento superior a 20%, o melhor desempenho mundial.

Essa extraordinária demanda por serviços públicos e privados em todo o Brasil tornou-se um dos principais instrumentos do país para enfrentar os riscos relacionados a um possível agravamento da crise internacional que atinge os países mais desenvolvidos. Foi o que ocorreu em 2008, quando esse fenômeno permitiu que, sustentado no mercado interno, o Brasil pudesse enfrentar com sucesso as dificuldades externas.

           É por isso que temos a convicção de que o momento exige cuidado redobrado das autoridades econômicas no que se refere à estabilidade econômica. No entanto, temos que manter a mesma preocupação em preservar o crescimento da renda, do consumo e do emprego, política que vai beneficiar a quem realmente precisa e gerar ganhos para todos os brasileiros.

MEDCOR Exames Cardiológicos