Prefeitura realiza Roda de Conversa Vozes da EJA

Prefeitura realiza Roda de Conversa Vozes da EJA 1 RODA DE CONVERSA PROFESSOR PARISA Secretaria Municipal de Educação de Belford Roxo, através da Divisão de Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizou a II Roda de Conversa Vozes da EJA, um espaço destinado à troca de práticas pedagógicas diferenciadas que tiveram como tema a literatura de cordel e a leitura de placas.

O evento, realizado na quadra da Escola Municipal Professor Paris, foi direcionado a estudantes, professores I e II, especialistas, gestores e profissionais de apoio das unidades escolares que atendem a essa modalidade de Ensino.

A Divisão de Educação de Jovens e Adultos propôs como eixo condutor dos trabalhos a serem desenvolvidos nas turmas de EJA, no ano de 2019, a literatura de cordel, tendo como base a obra: “O Brasil das placas: viagem por um país ao pé da letra”, de José Eduardo Camargo e L. Soares, permitindo aos alunos dessa modalidade de ensino o desenvolvimento de habilidades específicas de leitura e produção textual, corroborando desta forma, para a implementação da temática desenvolvimento, por todos os Departamentos da Secretaria Municipal de Educação de Belford Roxo, “Ler o Mundo é Construir o Mundo Novo”.

A Chefe da Divisão da Educação de Jovens e Adultos, Thatiana Barbosa, ressalta que a proposta permite ressignificar a aprendizagem dos estudantes da EJA permitindo que os mesmos sejam protagonistas do processo, respeitando as diversidades e enfatizando as histórias de vida de cada um. “Essa segunda edição contou uma rica troca de experiência através da exposição de trabalhos e de relatos de atividades bem sucedidas”, destacou Thatiana Barbosa. Foram apresentados relatos pelos seguintes professores e respectivas escolas: Monica Faria D. Chaves (Escola Municipal Professor Paris), Cristiano Campos Azeredo (Jorge Ayres de Lima), Glória Regina Alves de Souza ( Nossa Senhora de Fátima) e Denise Santos (Nossa Senhora de Fátima).

EJA em 18 escolas

A Educação de Jovens e Adultos é ofertada em 18 escolas da rede municipal de Ensino de Belford Roxo, em período de seis meses, atendendo nesse primeiro semestre cerca de 4 mil estudantes do Ensino Fundamental.

Escolas que atendem a EJA: CIEP Municipalizado Grande Otello, Alejandro Fernandez Nunes, Casemiro Meireles, Ernesto Pinheiro Barcellos, Heliópolis,

Jardim Gláucia, Jorge Ayres de Lima, José Pinto Teixeira, Manoel Gomes, Miguel Ângelo Leone, Nossa Senhora de Fátima, Professor Pari, Professora Maria Lucia Sindra, Rudá Iguatemi Vila Nova, São Bento, Santa Cruz, Pastor Rubens de Castro e Albert Sabin.