Projeto propõe conscientizar jovens para preservar Baía de Guanabara

Projeto propõe conscientizar jovens para preservar Baía de Guanabara MBS 4732Os resíduos sólidos despejados irregularmente nas águas da Baía de Guanabara poluem e causam enorme impacto tanto aos que dependem economicamente da Baía para sobreviver quanto a ecossistemas e habitats, cujas dinâmicas são constantemente alteradas

. Pensando em reduzir o lançamento de poluentes na Baía, foi idealizado o Projeto Protetores dos Parques – módulo Baía de Guanabara, desenvolvido metodologicamente pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS/RJ), que conta com a parceria institucional da Braskem S.A e é executado pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal-IBAM.

O projeto, que teve início este mês, irá disseminar educação ambiental para jovens residentes em localidades de Duque de Caxias, Magé e São Gonçalo, no Rio de Janeiro. As ações envolverão proteção dos mananciais, coleta, destinação e reaproveitamento de resíduos, sensibilizando essas comunidades quanto aos desafios ambientais relacionados com a conservação deste que é um dos cartões portais fluminenses.

O projeto é implantado em seis núcleos, localizados nas áreas de amortecimento de três unidades de conservação: Parque Estadual dos Três Picos (PETP), Área de Proteção Ambiental do Alto Iguaçu (APA do Alto Iguaçu) e Área de Proteção Ambiental de Guapimirim (APA de Guapimirim). No total, serão capacitados cerca de 120 jovens, moradores de comunidades do entorno, na faixa etária de 15 a 29 anos, que executarão ações e campanhas de sensibilização ambiental.

“Este projeto vem ao encontro do objetivo da Braskem de desenvolver projetos socioambientais junto às comunidades vizinhas, como Jardim Ana Clara e Bom Retiro. Toda empresa tem um papel social e vamos atuar cada vez mais junto com a sociedade para evoluirmos em busca do desenvolvimento sustentável para todos”, explica Daniel Fleischer, Relações Institucionais de Braskem em Duque de Caxias.

MEDCOR Exames Cardiológicos