Itatiaia vai receber primeira fábrica da Hyundai fora da Ásia

Foto: SCRJ/ Marino AzevedoO governador Sérgio Cabral assinou segunda-feira (25), um protocolo para a construção da primeira fábrica da Hyundai fora da Ásia, no município de Itatiaia, no Sul Fluminense. O novo parque industrial vai produzir máquinas de construção civil e terá o investimento de cerca de US$ 150 milhões. A cerimônia aconteceu no Palácio Guanabara e contou com a presença do vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, do secretário de Fazenda, Renato Villela, além dos presidentes da empresa sul-coreana e da BMC, distribuidora da marca no Brasil.

A construção da nova fábrica da Hyundai está prevista para terminar em 2012. Com o novo empreendimento, serão gerados pelo menos 500 empregos diretos. A empresa também se comprometeu a fornecer a qualificação necessária aos trabalhadores da região. Segundo o presidente da Hyundai Heavy Industries, Jai Seong Lee, o momento econômico do Rio e do Brasil, com eventos como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, foi determinante para a escolha do local da nova fábrica. “O Brasil tem se destacado como um motor da economia mundial e queremos trazer o nosso portfólio para cá e crescer junto com o país”, disse Lee. A capacidade de produção da fábrica será de cinco mil máquinas por ano.

Para o governador Sérgio Cabral, é um orgulho para o estado receber uma empresa de grande porte e lucrativa como a Hyundai. “Esse mercado brasileiro não para de crescer. O Rio de Janeiro, por si só, já vai justificar a produção dos equipamentos. Se olharmos para as obras que virão com a Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, as novas construções, novas estradas, novos empreendimentos públicos e privados, tenho certeza de que só no Rio de Janeiro a empresa terá um grande cliente. Além, é claro, do Brasil, que não para de crescer”, afirmou Cabral.

A intenção da empresa é exportar cerca de 40% da produção da fábrica e destinar os outros 60% ao mercado doméstico. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, a instalação da fábrica no Rio é o cumprimento de uma etapa importantíssima da estratégia de desenvolvimento econômico que foi traçada para o Governo.

- O Estado precisa aumentar a sua indústria de transformação. Esse tipo de investimento gera empregos qualificados e tem um impacto na economia muito grande. O empreendimento vai preencher esse degrau – explicou o secretário. O novo parque industrial será instalado em uma área de cerca de 550 mil metros quadrados. As obras começam no próximo mês.