Duque de Caxias acende árvore de Natal e recebe Papai Noel

Foto: Jornal Capital Caxias_PMDC/Ralff SantosA cidade de Duque de Caxias entrou em clima de Natal, com o acendimento da Árvore e a chegada de Papai Noel, na sexta-feira (11), na Praça do Pacificador. A noite foi marcada também pela apresentação da banda Fanfaduque e dos corais da Escola Municipal Professora Dalva Borges Cunha, Colégio Estadual Barão de Mauá, Colégio estadual Abdala Chama e do Colégio Duque de Caxias.  A festa foi marcada, ainda, por um culto ecumênico com o padre Renato Gentile, da Diocese de Duque de Caxias, o pastor Paulo Roberto Freitas, da Igreja Memorial Batista, e o babalorixá Celinho de Barabô, representante de matrizes africanas.

Desde cedo os frequentadores da Praça do Pacificador aguardavam a chegada de Papai Noel, que não decepcionou, descendo de tirolesa do alto da Biblioteca Municipal Governador Leonel Brizola, sendo cercado por dezenas de crianças. Em seguida subiu ao palco onde estava o prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, acompanhado da primeira-dama e secretária de Ações Institucionais e Comunicação Tatyane Lima e do vice-prefeito Laury Villar.

Em sua mensagem de Natal, o prefeito Alexandre Cardoso pediu que as pessoas deixassem o ódio de lado, buscassem o amor e a compreensão. “O Natal deve ser um momento em que todos devemos deixar de lado o ódio e procurar dar mais amor. Amor às pessoas e a sua cidade. Acredito que 2016 seja um ano de vitórias, de paz’, disse o prefeito. Paz e união também foram os temas do culto ecumênico realizado um pouco antes da chegada do “bom velhinho”, pelos três representantes das religiões, que destacaram o significado do Natal para as famílias.

A cidade terá ainda outros dez locais que terão árvore de natal: Praça Roberto Silveira, Praça da Apoteose e Praça do Gramacho, no primeiro distrito. Praça da Rua 2, no Jardim Primavera, Praça do Galo e Praça da Estação de Saracuruna, no segundo distrito.  Já no terceiro distrito as praças da Matriz, em Santa Cruz da Serra; Imbariee  Vila Canaã. No quarto distrito a Praça da Mantiquira, em Xerém.

No final da tarde a movimentação na Praça do Pacificador já era grande, principalmente por parte das crianças, que esperavam a chegada de Papai Noel e o acendimento da Árvore de Natal, de 15 metros, colocada próxima ao Teatro Municipal Raul Cortez. Quando a luz da árvore foi acesa o público comemorou e não foram poucos os que queriam tirar uma foto com o “bom velhinho” e da árvore.  A árvore ficará na Praça do Pacificador até o dia 6 de janeiro.