País

Inscrições para Fies vão ser abertas na segunda-feira

As inscrições para o processo seletivo da segunda edição de 2015 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) serão abertas na próxima segunda-feira (3), pela internet. Os candidatos terão até a quinta-feira (6) para fazer a inscrição. O cronograma e as regras desta edição do Fies estão em edital publicado na edição desta segunda-feira (27) do Diário Oficial da União. O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 10 de agosto, em chamada única. Os estudantes pré-selecionados deverão concluir a inscrição na internet e completar o processo junto à instituição de ensino e à instituição financeira. Quem não for pré-selecionados passa a integrar a lista de espera.

  • Categoria: País

Brasil vai pedir aos EUA isenção de vistos para turistas

O Brasil pretende incluir nas negociações com os Estados Unidos o pedido para a isenção de vistos para turistas, disse o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante. Segundo ele, a medida pode servir como moeda de troca ao pedido de empresários norte-americanos para que o Brasil libere a operação de rotas aéreas domésticas por empresas estrangeiras.

  • Categoria: País

HSBC lidera ranking de reclamações do Banco Central

O banco HSBC liderou o ranking de reclamações do Banco Central (BC), em junho. De acordo com dados divulgados dia 15, 111 reclamações foram consideradas procedentes e reguladas pelo BC no mês passado. Na lista, estão as instituições com mais de 2 milhões de clientes. Para fazer o ranking, as reclamações são divididas pelo número de clientes da instituição financeira que originou a demanda e multiplicadas por 1 milhão. Assim, é gerado o índice, que representa o número de reclamações de cada instituição financeira para cada grupo de 1 milhão de clientes. O índice do HSBC chegou a 10,84. Em segundo lugar, vem a Caixa Econômica Federal, com 9,74, e depois o Bradesco, com 8,76.

  • Categoria: País

SUS vai doar medicamentos mais eficazes para hepatite C

Três novos medicamentos para hepatite C serão oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) até o final do ano, na previsão do Ministério da Saúde. Segundo a pasta, os remédios - daclatasvir, sofosbuvir e simeprevir - aumentam as chances de cura e reduzem o tempo de tratamento. A adoção dos medicamentos foi aprovada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS. O novo tratamento tem taxa de cura de 90%, enquanto o usado atualmente tem eficácia de cura que varia entre 50% e 70%.

  • Categoria: País

Para a Unicef, redução da maioridade será um retrocesso

O representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Gary Stahl, disse nesta segunda-feira (13) - dia em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 25 anos - que a redução da maioridade penal, em discussão no Congresso, significará “um retrocesso” para o Brasil. “Vejo essa possibilidade [de redução da maioridade penal] como um retrocesso sério para as crianças e adolescente do Brasil e para a liderança brasileira mundialmente”, afirmou. O representante do Unicef participou hoje, em Brasília, da divulgação do relatório #ECA25anos, que faz uma análise de vários indicadores sociais brasileiros desde a implementação do estatuto, em 1990.

  • Categoria: País

SISU abre inscrições para 55 mil vagas no ensino superior

As inscrições no Sistema de Seleção Unificada começaram nesta segunda-feira (8). Os interessados podem consultar as vagas disponíveis no site do sistema. Esta edição vai oferecer 55.576 vagas em 72 instituições públicas. Para participar do Sisu, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e não ter zerado a redação. As inscrições estarão abertas até a próxima quarta-feira (10).

  • Categoria: País

CPI propõe criar plano de combate a homicídios de jovens

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados que investiga a violência contra jovens negros e pobres apresentou o relatório preliminar, incluindo a propostas de elaboração de um plano nacional de enfrentamento ao homicídio de jovens e de outras proposições legislativas para o efetivo combate da violência contra jovens negros e pobres no Brasil. O presidente da CPI, Reginaldo Lopes (PT-MG), explicou que, após a aprovação do relatório, deve ser criada, a partir de agosto, uma comissão especial para aperfeiçoamento do projeto de lei sobre o plano nacional proposto.

  • Categoria: País

Ministério destina verba de custeio para 18 novas UPAs

O Ministério da Saúde passou a custear 18 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) novas e aumentou os repasses para outras 13. Os recursos somam R$ 56,5 milhões anuais, que serão repassados em parcelas mensais. Manaus (Amazonas), Salvador e Feira de Santana (Bahia), Corumbá e Dourados (Mato Grosso do Sul) e Itapipoca (Ceará) estão entre as cidades com novas UPAs que receberão verba de custeio do Ministério da Saúde.

  • Categoria: País

Ex-jogador Zico mantém candidatura à presidência da Fifa

O ex-jogador de futebol Artur Antunes Coimbra, conhecido como Zico, reafirmou sábado (27) que é candidato à presidência da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e comentou a atitude do atual presidente da entidade, Joseph Blatter, que declarou em entrevista a um jornal suíço, na última quinta-feira (25), que não teria renunciado, deixando em aberto uma possível volta ao cargo. Zico participou no Rio de Janeiro, ao lado do ministro do Esporte, George Hilton, da cerimônia de despedida da delegação brasileira que participará do Special Olympics, nos Estados Unidos - competição para jovens com deficiências intelectuais.

  • Categoria: País

Governo prorroga vacinação contra gripe até 5 de junho

A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 5 de junho em todo o país. A mudança foi anunciada pelo Ministério da Saúde sexta-feira (22), data inicialmente prevista para o encerramento da campanha. Até o momento, 46,2% do público-alvo foram imunizados. A prorrogação tem como meta alcançar o índice de 80% de imunização.

  • Categoria: País
MEDCOR Exames Cardiológicos