Tres empresas brasileiras e seis estrangeiras punidas pela Anac

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autuou nove companhias aéreas em R$ 2,3 milhões durante a operação de fim de ano em 11 dos mais movimentados aeroportos do país, entre os dias 17 de dezembro e 7 de janeiro. Foram 329 autos de infração, sendo 248 contra as brasileiras TAM, Gol e Webjet e outros 81 para as estrangeiras Aeroméxico, American Airlines, Air France, KLM, TAP e Taca. Os números devem subir, pois o órgão regulador analisa três mil reclamações registradas por usuários no período contra as companhias domésticas. As empresas ainda poderão recorrer.

Os autos de infração lavrados até agora foram resultado do trabalho dos fiscais nos aeroportos e têm como principais causas a falta de atendimento adequado aos passageiros e o descumprimento às normas do setor, como excesso de jornada da tripulação, por exemplo. Entre as queixas registradas pelos passageiros e que ainda estão sob análise, a TAM vem em primeiro, com 1.455, seguida por Webjet (855) e Gol (505). A Trip recebeu 82 reclamações, a Azul, 78, e a Avianca, 46. A Anac informou que já estão previstas 188 novas autuações contra a TAM, 26 contra a Gol e 34 contra a Webjet. Por enquanto, não há punição contra Azul, Avianca e Trip. Também foi divulgado sexta-feira (dia 21) o balanço sobre as queixas de usuários no ano passado, que somaram 39.577.

No topo da lista estão novamente TAM (15.323), Gol (8.894) e Webjet (5.834). Mau atendimento e desvio de bagagem são as principais reclamações. Em seguida aparecem atraso, cancelamento de voo, erros na emissão de bilhete e overbooking (venda de passagens acima da capacidade do avião). A Anac se comprometeu a divulgar esses dados mensalmente. A Anac informou ainda que o movimento nos aeroportos aumentou 17,86% em dezembro, no total de 13,2 milhões de embarques e desembarques de passageiros.