Tres empresas brasileiras e seis estrangeiras punidas pela Anac
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Os autos de infração lavrados até agora foram resultado do trabalho dos fiscais nos aeroportos e têm como principais causas a falta de atendimento adequado aos passageiros e o descumprimento às normas do setor, como excesso de jornada da tripulação, por exemplo. Entre as queixas registradas pelos passageiros e que ainda estão sob análise, a TAM vem em primeiro, com 1.455, seguida por Webjet (855) e Gol (505). A Trip recebeu 82 reclamações, a Azul, 78, e a Avianca, 46. A Anac informou que já estão previstas 188 novas autuações contra a TAM, 26 contra a Gol e 34 contra a Webjet. Por enquanto, não há punição contra Azul, Avianca e Trip. Também foi divulgado sexta-feira (dia 21) o balanço sobre as queixas de usuários no ano passado, que somaram 39.577.
No topo da lista estão novamente TAM (15.323), Gol (8.894) e Webjet (5.834). Mau atendimento e desvio de bagagem são as principais reclamações. Em seguida aparecem atraso, cancelamento de voo, erros na emissão de bilhete e overbooking (venda de passagens acima da capacidade do avião). A Anac se comprometeu a divulgar esses dados mensalmente. A Anac informou ainda que o movimento nos aeroportos aumentou 17,86% em dezembro, no total de 13,2 milhões de embarques e desembarques de passageiros.