Braskem arrecada mais de 5 toneladas de resíduo plástico em Duque de Caxias

O Plastitroque, projeto que engajou mais mil pessoas das comunidades do Cangulo e Ana Clara, coletou resíduos plásticos, como garrafas, embalagens de produtos de higiene e alimentos

Em novembro, as comunidades do Cangulo e Ana Clara receberam o projeto Plastitroque da Braskem.

A 4ª edição do programa no Rio de Janeiro contou com a participação de mais mil pessoas, resultando no total de 5,755 toneladas de resíduos plásticos arrecadadas e destinadas a Cooperativa COOPAR – Cooperativa Popular de Trabalho e Reciclagem Amigos Recicladores.

O Plastitroque funciona como uma gincana de arrecadação de resíduos plásticos, como garrafas, embalagens de produtos de higiene e alimentos, para trocá-los por “plasticoins”, moeda simbólica que depois que é revertida em kits de alimentação. Nessa edição, mil kits de alimentação foram revertidos para os moradores participantes. Além de se engajar na causa, a comunidade pode aprender mais sobre economia circular, consumo consciente e o papel das cooperativas no processo de reciclagem.

Leia também: Inexigibilidade de débitos prescritos em sede judicial

“Projetos como o Plastitroque têm um papel educacional importante de levar conscientização ao ambiente escolar e familiar, onde crianças e adolescentes tornam-se agentes de incentivo ao descarte correto de resíduos plásticos gerados no dia a dia de suas casas ou em locais de seu convívio diário, fomentando a cadeia da reciclagem e a preservação ao meio ambiente”, destacou a gerente de relações institucionais da Braskem no Sudeste, Sylvia Tabarin.

Plastitroque em números

Durante as 18 ações realizadas em 2022 no Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas, Bahia e Rio Grande do Sul, foram distribuídos mais de 6.8 mil kits, entre escolares, de alimentação e de higiene. O Plastitroque da Braskem arrecadou mais de 20 toneladas em resíduos plásticos, tendo impactado positivamente mais de 4,7 mil pessoas.