Franquias da área de saúde, estética e bem estar cresceram depois da pandemia

Com demanda aquecida, franquias de saúde são as com maior faturamento e se tornam ótimas opções de investimento

Após a pandemia da COVID-19, a procura por serviços e produtos da área de saúde, estética e bem estar cresceram de forma exorbitante. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de franquias da área faturou R$ 38,9 bilhões em 2021, sendo o segmento com o maior faturamento do franchising brasileiro.

Tudo indica que a procura só vai aumentar. De acordo a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Medicamentos Isentos de Prescrição (ABIMIP), em junho de 2020, quase 70% dos entrevistados afirmaram que a pandemia modificou os hábitos relacionados à saúde dentro deste período. Outro dado apontado por eles é de que 93% das pessoas também alteraram os hábitos de higiene pessoal em relação ao ano anterior.

Outro número que aumentou por conta da pandemia foi a procura por óculos de grau, por conta dos efeitos da luz azul violeta serem altamente nocivos à visão. “O brilho contínuo da luz azul aumenta o processo de envelhecimento natural dos olhos”, afirma Dr. Tiago Chichetti, oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná. Os dados vão além, segundo uma pesquisa da Ophthalmology Journal, metade das pessoas no mundo vão precisar de óculos até 2050.

Leia também: Firjan IEL e Casa Firjan Promovem Jornada Gestão para a Mudança em Seminário e Capacitação gratuitos

A vantagem competitiva das franquias de saúde é que elas oferecem serviços por preços mais baixos que os cobrados por clínicas particulares e convênios médicos. Segundo a ABF, o valor da consulta e dos procedimentos em franquias é 40% mais barato quando comparados à média do mercado.

Parte da população que não tem condição de manter um plano de saúde, mas pode gastar um determinado valor em uma consulta clínica esporádica, tem se direcionado às franquias em busca da qualidade que às vezes não é encontrada no sistema público.

Leia também: Respeitando o profissional da massoterapia

As Óticas Brasil são um exemplo de franquia, para ser um franqueado da marca é necessário investimento a partir de R$238.000,00. O faturamento mensal médio estimado fica na casa de R$75.000,00 com previsão de retorno do investimento entre 20 e 24 meses.

Outros exemplos de franquia no segmento é o Centro De Shiatsu Tereza Zanchi, com investimento mínimo de R$ 170 mil, a Farmelhor com R$ 300 mil, a Docctor Med R$ 380 mil e a Dentz, esta com investimento a partir de R$ 459.980,00.