Ações de abastecimento garantiram chegada da água a mais de 1 milhão de brasileiros

A Força-tarefa das Águas leva abastecimento às comunidades rurais do Nordeste e do semiárido de Minas Gerais que sofrem com a estiagem

Mais de 1 milhão de brasileiros que sofriam com a seca em regiões distantes dos grandes centros, agora têm acesso a água de qualidade.

Nesta semana, o programa Força Tarefa das Águas atingiu a marca de um milhão de beneficiados com as ações de instalação de sistemas de abastecimento em comunidades rurais que não eram alcançadas pelas companhias de saneamento.

Desde 2019, foram 49.488 sistemas instalados nessas localidades, atendendo 243.488 famílias em um total de 1.035.637 pessoas. As ações da Força-tarefa das Águas levam equipamentos como poços - perfurados ou recuperados, pequenas estações de tratamento, às comunidades do nordeste e do semiárido de Minas Gerais que sofrem com a estiagem. O propósito da força-tarefa é eliminar a dependência dos carros-pipa nesses locais.

Leia também: Decreto atualiza o Programa Caminho da Escola

Até o final deste ano, o objetivo é alcançar a marca de 1,5 milhão de brasileiros beneficiados com o acesso permanente à água tratada. Para atingir essa meta, os ministérios do Desenvolvimento Regional, da Saúde, da Cidadania e da Defesa; além da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), atuam com sinergia, unindo esforços para levar saúde e qualidade de vida aos que mais precisam. (com informações da Casa Civil)

MEDCOR Exames Cardiológicos