Deputado Aureo Ribeiro quer debate sobre retomada de construção de Angra 3

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados vai debater a retomada da construção da usina nuclear de Angra 3. A discussão, que vai acontecer na quarta-feira (29), foi requerida pelo deputado federal Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), vice-presidente da Comissão.

"Quando entrar em operação comercial, a nova unidade com potência de 1.405 megawatts, será capaz de gerar mais de 12 milhões de megawatts-hora por ano, energia suficiente para abastecer as cidades de Brasília e Belo Horizonte durante o mesmo período", explicou o deputado.

A usina, localizada na praia de Itaorna, está com obra parada desde 2015, entre denúncias de corrupção na obra e falta de dinheiro para terminar o projeto.

Em fevereiro deste ano, a Eletronuclear informou que foi assinado um contrato com o consórcio formado por Ferreira Guedes, Matricial e Adtranz, que permitirá a retomada das obras da usina.

Leia também: Copom eleva juros básicos da economia para 13,25% ao ano

"No entanto, as obras continuam paradas. Precisamos saber quando as obras serão de fato retomadas, se os valores desembolsados até aqui estão dentro da previsão orçamentária inicial para a execução do projeto, e se teremos alguma garantia de que após reiniciada, as obras não serão novamente paralisadas", detalhou Aureo Ribeiro.

Foram convidados o diretor técnico da Eletronuclear, Ricardo Luís Pereira dos Santos, o chefe do Departamento de Parcerias em Infraestrutura Econômica e Desinvestimentos do Banco Nacional do Desenvolvimento – BNDES, Guilherme de Lemos Medina Coeli, além de representantes do Ministério de Minas e Energia e do Consórcio formado por Ferreira Guedes, Matricial e Adtranz.