Dia Municipal de Conscientização do Autismo é aprovado em Duque de Caxias

Objetivo da proposta é o de reforçar a inclusão das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sociedade

O Projeto de Lei nº 126/2022, de autoria dos vereadores Leide (Republicanos) e Claudio Thomaz (União Brasil), instituindo, no calendário oficial do município, o Dia Municipal de Conscientização do Autismo foi aprovado à unanimidade, em primeiro e segundo turnos de discussão e votação, na sessão plenária de 14/06.

“Nós já temos aqui, em Duque de Caxias, 19 escolas com 500 alunos já na inclusão, estudando, aprendendo e se socializando com os demais”, explicou a vereadora Leide, destacando a necessidade de se falar mais sobre o assunto e de promover ações de apoio às famílias. “De 44 crianças, uma nasce com o Transtorno do Espectro Autista. É de suma importância que esta Casa discuta as políticas públicas eficientes para elas”, explicou Leide, referindo-se ao estudo apresentado pelo Centro de Controle de Doenças e Prevenção (CDC).

Dia Municipal de Conscientizacao do Autismo e aprovado em Duque de Caxias3 Art Video Victor HugoClaudio Thomaz agradeceu a vereadora pelo convite de ser coautor da proposta e os demais pela aprovação da mesma que seguirá para a sanção do prefeito Wilson Reis (MDB). “Eu que já venho fazendo um trabalho nesta área, não poderia deixar de assinar este Projeto de Lei com a vereadora Leide”.

Leia também: Câmara de Caxias outorga, pela primeira vez, a Medalha Pastor Júlio Henrique Gomes

O vereador, que também é autor dos PLs da Carteira do Autista e o da obrigatoriedade de o município qualificar os professores das redes municipal e particular para identificar crianças com autismo, não conteve a emoção. “Estou muito orgulho neste momento. Só quem tem um jovem autista em casa, sabe a importância deste Projeto de Lei”.

Retorno ao Legislativo

Marquinho Oi (União Brasil) retornou ao Legislativo Duquecaxiense no dia 14/06 e fez agradecimentos à Casa e ao Executivo. “Espero contribuir com a população e que possamos fazer um trabalho de excelência, ajudando a população, porque é esse o meu objetivo”, enfatizou o vereador, recebendo os parabéns do presidente Celso do Alba.

Conforme o Art. 18 da Lei Orgânica Municipal, Marcos Oi reassumiu o cargo de vereador, em razão do asfaltamento de Marcos Oliveira Pereira/ Marquinho Dentista, em maio passado, para assumir o cargo de secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Renda.

Trânsito

A instalação de um circo no Caxias Shopping tem trazido problemas para o trânsito da região, já que as carretas, segundo o vereador Alex da Juliana do Táxi (MDB), estão estacionadas irregularmente, na estrada São Vicente.

“Já foi comunicado ao secretário de Trânsito há 72h. Peço também ao secretário de Serviços Públicos que tomem providências cabíveis. A gente depende dessa via de acesso rápido até porque há o Hospital Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo do outro lado da via”, ressaltou Alex da Juliana do Táxi, apontando para a falta de respostas.

O presidente Celso do Alba (MDB) corroborou com a crítica do vereador. “É um transtorno e um trânsito infernal para sair na Washington Luiz. Além disso, carros ali são multados, mas eu não vi nenhuma placa de notificação, nenhum adesivo, muito menos uma atitude de quem deveria tomar”, falou ele, apontando as disparidades que estão acontecendo também em outros locais.

A vereadora Dela de Oliveira também comentou sobre o trânsito no município, principalmente, após as mudanças ocorridas no governo do ex-prefeito Mazinho. “Existem ruas que não têm estrutura para passar ônibus e os moradores reclamam que as casas estão com rachaduras e as ruas esburacadas”, disse a vereadora, apontando para os bairros Vila Centenário e Vila São Luiz.

A mobilidade urbana, no município, faz-se necessária conforme destacou a vereadora Leide. “A cidade está um caos. Qualquer problema, ela para e preciso rever esta situação, pois a cidade está crescendo e trazendo um impacto muito grande para a sua população”.

Delza de Oliveira ainda comentou sobre a Praça Ulysses Guimarães, inaugurada na semana passada. A praça está localizada entre as ruas Aílton da Costa e Professor José de Souza Herdy, na área onde durante décadas funcionou a 59ª Delegacia Policial. O local será um ponto de encontro para todos, inclusive, para os políticos do município, segundo ela.

Obras

O vereador Nivan Almeida (PT) agradeceu os moradores e o Executivo por ocasião da inauguração, na semana passada, da Praça Salamandra, Terceiro Distrito. “Era uma das demandas antigas da nossa região”, disse ele, citando também as obras de pavimentação, saneamento e iluminação nas ruas do bairro Parada Angélica.

“Final de semana, estaremos inaugurando o Hospital Municipal Infantil Padre Guilherme. Espero que este novo equipamento possa trazer alegrias para aquela população. A gente percebe o quanto o governo vem se empenhando para organizar suas metas e prioridades, buscando soluções de uma forma responsável”, elogiou Nivan Almeida.

Ele falou ainda da recente reunião, na Taquara, com os moradores e o secretário de Meio Ambiente, Gilmar Paz, onde foram apresentadas as dúvidas da comunidade em relação a tremores e implosões em horários não determinados pela legislação. “Vamos ao encontro da comunidade e a comunidade respeita as ações do governo, desse modo começamos a entender a força que podemos oferecer e a reciprocidade para que as coisas aconteçam”, ressaltou o vereador Nivan.

Outro ponto de sua fala sobre a empresa Águas do Rio. “A Cedae continua com a outorga das águas, mas o setor da Cedae que distribuía e tratava o esgoto foi privatizado. A gente espera que esta concessionária (Águas do Rio) venha trazer parte das soluções que buscamos já há algum tempo nesta Casa”, disse ele, alertando que aguarda, mesmo assim, a realização dos serviços com qualidade e rapidez.

Expediente do Dia

A pedido do presidente Celso do Alba, o secretário Claudio Thomaz fez a leitura do Expediente do Dia, onde contavam o Projeto de Lei nº 131/2022, do vereador Serginho (MDB), instituindo o Programa Bolsa Atleta, no âmbito do município de Duque de Caxias, indicações dos vereadores solicitando serviços ao Executivo e requerimentos consignando moções de Aplausos e de Congratulações a pessoas que, com seus trabalhos, contribuem com o desenvolvimento do município.