Governo do Rio anuncia parceria com empresas italianas para desenvolver o conceito de Cidades Inteligentes

Soluções tecnológicas de ponta para infraestruturas de transporte, conectividade e iluminação são alguns dos projetos previstos

O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou, na quinta-feira (11/11), um acordo de entendimento com as empresas Enel X, Leonardo e TIM para o desenvolvimento do conceito de Cidades Inteligentes e o planejamento de estudos sobre o tema.

A parceria com as companhias italianas foi anunciada durante reunião do governador Cláudio Castro com a vice-ministra da Economia e Finanças da Itália, Laura Castelli, em Roma.

Soluções tecnológicas de ponta para infraestruturas de transporte, conectividade e iluminação e modelos de eficiência energética são alguns dos projetos que serão oferecidos pelas empresas. Entre as possíveis aplicações desenvolvidas no estado estão a medição do clima e nível de poluição, os sistemas de recarga pública para veículos elétricos e uso de plataformas de monitoramento em tempo real para climatização.

Leia também: Governo do Estado lança edital da fase 2 da concessão de saneamento

- Sistemas de energia e inteligência artificial vão proporcionar mais proteção, segurança e qualidade de vida aos cidadãos e às indústrias fluminenses. Essa parceria recoloca o Estado do Rio de Janeiro em um cenário de desenvolvimento e credibilidade internacional - ressaltou o governador.

O projeto vai identificar cidades nas quais o desenvolvimento de projetos pode ser aplicado com a intenção de transformá-las em 'laboratórios vivos' para as aplicações tecnológicas que contribuam para o desenvolvimento sustentável. O município de Itaperuna foi escolhido para ser um dos que servirão como referência.

- Acredito que o projeto Cidades Inteligentes ajude a consolidar políticas públicas do Estado do Rio de Janeiro e aproxime ainda mais a Itália do Brasil - afirmou a vice-ministra da Economia e Finanças da Itália, acionista das três empresas.

Visita à Telespazio al Fucino

Ainda na quinta-feira o governador visitou a sede da empresa Leonardo e as instalações do Centro Aeroespacial Fucino da Telespazio, vinculada à companhia italiana. Na ocasião, foi anunciada a inauguração da pedra fundamental do maior teleporto satélite 5G da América Latina, na cidade de Maricá, este mês. A previsão é que a obra seja inaugurada em março de 2022 e que o teleporto entre em operação em junho de 2022.

Os secretários da Casa Civil, Nicola Miccione, de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah, e do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, também participaram da visita.