Governo do Estado e Enel X firmam parceria para elaboração de projetos de eficiência energética em 1,6 mil prédios públicos

Objetivo é reduzir custos em até 50% nos edifícios das secretarias e órgão de Segurança, Educação e Saúde

O Governo do Estado do Rio de Janeiro e a empresa Enel X firmaram uma parceria, nesta quarta-feira (10/11), para a elaboração de projetos de eficiência energética em cerca de 1,6 mil prédios públicos das secretarias e órgãos da Educação, Segurança e Saúde.

A proposta foi apresentada durante visita do governador Cláudio Castro à sede da empresa de energia elétrica, em Roma, na Itália.

Durante o encontro, foram apresentados projetos de geração distribuída de energia elétrica, com foco na compensação do consumo, e entregue a proposta de abertura de Manifestação de Interesse Privado (PMI) para autorização de estudo técnico, que deve ser concluído em até 90 dias após publicação no Diário Oficial. Em seguida, a fase de construção e a seleção dos projetos e tecnologias seguem as etapas de consulta pública e licitação.

Leia também: Governador viaja à Europa para atrair investimentos para o estado

- A manifestação de interesse é o início de uma parceria que vai ajudar a reduzir em até 50% os custos com energia em escolas, hospitais e unidades da Polícia Militar. Diminuindo esses gastos temos a oportunidade de investir mais em outras necessidades, como no patrulhamento ostensivo, modernização de colégios e compra de equipamentos e materiais para unidades de saúde. Será uma economia significativa no consumo de energia, que trará ganhos para a população fluminense e para a administração pública - afirmou o governador.

Entre as ações já mapeadas estão a modernização do sistema de iluminação, incluindo a troca de lâmpadas e luminárias antigas por outras de LED, e do sistema de refrigeração e aquecimento de água, além da instalação de novos aparelhos de ar-condicionado ou aquecedores eficientes e a implementação de painéis solares nos prédios públicos.

- Apresentamos hoje essa manifestação de interesse para que a administração estadual avalie a viabilidade da concessão e, após essa autorização, a Enel X levante todos os pontos deste estudo voltado para a geração distribuída de energia elétrica para compensação do consumo, eficiência energética e implantação de tecnologias de prédios inteligentes - explicou o diretor-presidente da Enel X, Francisco Scroffa.

Enel X

A Enel X é a linha de negócios globais da Enel dedicada ao desenvolvimento de produtos inovadores e soluções digitais em setores em que a energia está mostrando o maior potencial de transformação: cidades, residências, indústrias e mobilidade elétrica.

Os secretários da Casa Civil, Nicola Miccione, de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah, e do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, também participaram da visita.

MEDCOR Exames Cardiológicos